50 anos do filme O País de São Saruê (1971), de Vladimir Carvalho – 20 anos da restauração do filme pelo CPCB

Data e Hora do Evento:

12 de dezembro, de 14h às 16h No Zoom (sem inscrição prévia)

RELEASE

Myrna Brandão, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro – CPCB, conduz a conversa com Vladimir Carvalho, diretor de O País de São Saruê, Mauro Domingues, arquivista e especialista em preservação audiovisual, e o cineasta Silvio Tendler. Em pauta, a odisseia do documentário (parte da programação da Mostra Sessentinha), um clássico do cinema brasileiro, finalizado em 1971 e liberado pela censura apenas em 1979, e seu posterior restauro, pelo CPCB, em 2001.

Myrna Brandão

Jornalista, pesquisadora e crítica de cinema. Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB). Programadora do Festival do Rio. Autora dos livros A arte do cinema na arte de gerir pessoas (2006), Leve seus alunos ao cinema (2008), O cinema na gestão de pessoas (2013), entre outros.

Mauro Domingues

Fotógrafo e arquivista especializado em preservação audiovisual e digitalização de acervos arquivísticos e museológicos. Membro da Diretoria da Sociedade de Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Vladimir Carvalho

Cineasta radicado em Brasília desde a década de 1970, diretor de documentários como O País de São Saruê (1971), Conterrâneos velhos de guerra (1991) e Barra 68 (2000). Professos emérito da Universidade de Brasília e criador da Fundação Cinememória, de promoção e preservação do cinema brasiliense.

Silvio Tendler

Em 50 anos de carreira, Silvio Tendler lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político. Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro e foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais.

Shirly Ferreira de Souza

Formada em Ciências Sociais pela UFMG, Mestre em História pela UNICAMP e Doutoranda em Sociologia pela UFMG. Atua profissionalmente como analista de políticas públicas/socióloga na Prefeitura de Belo Horizonte.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.