A importância dos Cineclubes na Era Digital

Data e Hora do Evento:

10 de dezembro, de 10h às 12h No Zoom (sem inscrição prévia)

RELEASE

Com a pandemia de Covid-19, muitos cineclubes adotaram um formato híbrido, no qual a exibição on-line de um filme é seguida de debates também on-line, configurando os cineclubes como um espaço privilegiado para a difusão e a discussão a respeito de cinema. Com experiência cineclubistas, Carolina Paraguassú, Ricardo Cota, Adaílton Medeiros, Marialva Monteiro e Indaiá Freire abordam este novo momento e vislumbram o que vem por aí. Mediação: Solange Moraes.

Sol Moraes

Produtora, sócia da Araçá Filmes, produtora com mais de 40 filmes, entre curtas, documentários e longas-metragem. Possui mais de 30 anos de experiência com cinema e audiovisual. Atualmente, finaliza os longas A pele morta, de Denise Moraes e Bruno Torres, e Nina, de Paulo Alcântara.

Carol Paraguassú

Jornalista com atuação em comunicação, cultura, audiovisual e direitos humanos. Como produtora, documentarista, cineclubista e cineasta, realizou e participou de filmes, produções, palestras, workshops, oficinas e mostras em Goiás e no Brasil. Atualmente presta serviços pela empresa Sabiá Studio Criativo e está finalizando o documentário Resistência.doc.

Ricardo Cota

Curador do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, do Festival de Cinema Brasileiro de Miami, do Cineclube Macunaíma da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e do Cineclube Casas Casadas da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

Adailton Medeiros

Produtor cultural, dramaturgo, escritor e compositor carioca. Autor de seis peças de teatro encenadas e do romance O espelho de Narcisópolis – Na era da selfie e coautor do De baixo pra cima, organizado por Eliane Costa e Gabriela Agustini. Um dos fundadores do Projeto Lonas Culturais.

Indaiá Freire

Produtora cultural com foco em audiovisual. Mestra em Literatura e Cinema. Trabalhou por 30 anos na TV Cultura do Pará. Em 2014 e em 2018 coordenou editais de audiovisuais de obras seriadas de animação, documentário e ficção, parcerias da TV Cultura com a Ancine.

Marialva Monteiro

Fundou o CINEDUC, entidade que há 50 anos trabalha com a linguagem audiovisual. Escreveu artigos para publicações como o livro Cineclube Cinema & Educação e a revista da UESB Cinema Educação e Infância.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.