Cinema, outras artes e linguagens

Data e Hora do Evento:

11 de dezembro, de 14h às 16h No Zoom (sem inscrição prévia)

RELEASE

Desde o seu surgimento, o cinema está em constante diálogo com outras artes e linguagens – o que, ao longo das décadas, aconteceu de maneira bastante plural e profícua. Os convidados Antonio Quinet, Vitor Pordeus e Livio Tragtenberg debatem ao lado de Sílvio Tendler, como na atualidade – depois de tantas experiências e exemplos – o teatro, a poesia, a psicanálise, entre outras manifestações culturais e artísticas, se relacionam com o cinema.

Mediação: Sílvio Tendler

Membro da Academia Carioca de Letras com 12 séries e 70 longas, médias e curtas realizados, Silvio Tendler é um dos mais ativos documentaristas do país. Responsável, entre outros, pelos títulos “Os Anos JK, Uma Trajetória Política” (1980), “Jango” (1984), “Milton Santos, Pensador do Brasil” (2001), Sílvio já morou em Brasília, foi secretário de Cultura da cidade, e tem uma história longa com o Festival, o Cine Brasília e o curso de cinema da UnB. À frente do projeto online Estados Gerais da Cultura, fomenta debates sobre filosofia, política, sociedade e, claro, muito cinema.

Lívio Tragtenberg

Escreve música para teatro, dança, vídeo, cinema e instalações sonoras. Gravou discos e se apresentou no Brasil e no exterior. Compôs a trilha sonora para mais de 30 longas-metragens brasileiros. Premiado três vezes no Festival de Brasília.

Vitor Pordeus

Ator, médico e professor. Fundador do Laboratório TupiNago de Arte e Ciência, do Instituto Municipal Nise da Silveira, do Teatro de DyoNises, do Hotel e Spa da Loucura e da Universidade Popular de Arte e Ciência, no Rio de Janeiro.

Antonio Quinet

Psicanalista, psiquiatra, doutor em filosofia, dramaturgo, encenador, professor, diretor da cia. Inconsciente em Cena e autor de livros como O inconsciente Teatral, também publicado na França em 2021, Análise online e A política do psicanalista.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.