CONNE – A expressão da diversidade audiovisual brasileira

Data e Hora do Evento:

8 de dezembro, de 10h às 12h No Zoom (sem inscrição prévia)

RELEASE

A diversidade cultural, racial e de gênero do Brasil precisa ser espelhada em sua produção audiovisual. Desde sua criação, a CONNE – Conexão Audiovisual Norte, Nordeste e Centro-Oeste, formada por produtores e cineastas de 19 estados e Distrito Federal, representa e luta por essa diversidade nas produções nacionais. A Lei 12485 garantiu a cota de 30% do FSA para as produções desses estados. Passados 20 anos da lei, como está representada essa diversidade nas telas de cinema, TV e streaming? Participam Clemilson Farias, Marcus Ligocki, Pedro Novaes e Cibele Amaral (mediação).

Clemilson Farias

Acreano, formado em Produção pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV). Produtor executivo no Escritório Regional Norte da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas em Manaus (2014-2017). Um dos coordenadores do MATAPI – Mercado Audiovisual do Norte e Diretor Norte da CONNE.

Cibele Amaral

Roteirista, diretora, produtora e psicóloga com mais de 20 anos de atuação no mercado audiovisual. É diretora da CONNE pela região Centro Oeste. Diretora de curtas e longas-metragens, entre eles, Um assalto de fé (2011). Em 2021 lançou o premiado drama Por que você não chora? e realizou as filmagens de Socorro.

Marcus Ligocki Júnior

Diretor, produtor e roteirista, produziu longas-metragens premiados, entre eles, Rock Brasília – Era de ouro, de Vladimir Carvalho; O último cine drive-in, de Iberê Carvalho; Candango – Memórias do Festival, de Lino Meireles; e Pureza, de Renato Barbieri. Como sua estreia na direção, realizou a comédia romântica Uma loucura de mulher.

Pedro Novaes

Diretor, produtor e sócio da Sertão Filmes, produtora de Goiânia. Dirigiu os longas Cartas do Kuluene e Alaska e é um dos produtores e diretores da série documental Doçaria Brasileira. Seu trabalho mais recente é o documentário Me-Krukodjo-Tum – O conhecimento dos antigos, sobre o povo indígena Xikrin do Cateté.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.