Área Restrita

[logout url=’https://festcinebrasilia.com.br/login/’]

Antes da exibição do filme de abertura acontece a Cerimônia de Abertura do Festival, dia 30 de novembro, às 20h, para convidados e com distribuição gratuita de uma cota dos ingressos antes da sessão. A solenidade celebra icônicas personalidades do cinema brasileiro, sob a apresentação da atriz e influenciadora acriana Gleici Damasceno, e da atriz, arte educadora, produtora e palhaça brasiliense Ana Luiza Bellacosta.

O primeiro Troféu Candango será entregue nesta ocasião, como de praxe. A grande homenageada do Festival de Brasília de 2024, que será agraciada com o prêmio pelo Conjunto da Obra, será a veterana e premiada atriz Zezé Motta, que acumula mais um Candango à sua carreira, 49 anos após vencer o troféu de Melhor Atriz, em 1975, por sua atuação em Xica da Silva.

Ela receberá a láurea em reconhecimento ao seu trabalho dentro e fora das telas, tanto como a grande atriz que ainda inspira gerações, como pela militância pela preservação da memória das artes negras, como fundadora em 1984 do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro. 

Na ocasião da cerimônia, o festival ainda presta tributo póstumo a três personalidades intimamente ligadas à produção cinematográfica da capital federal, que nos deixaram neste ano. A edição 57 celebra a memória da produtora, atriz e cantora Mallú Moraes. Professora da UnB, com vários créditos no cinema nacional tanto pela atuação como por seu trabalho incansável de produtora, Mallú deixou um legado também familiar, transmitido pelas obras de seus filhos cineastas Bruno Torres e André Moraes.

Pedro Anísio, cineasta paraense radicado em Brasília, responsável por filmes que marcaram a crítica política e social, também é homenageado postumamente, junto a um dos maiores e mais premiados documentaristas brasileiros, o cineasta e professor paraibano radicado em Brasília Vladimir Carvalho receberá homenagem do Metrópoles na grande sala de projeção do Cine Brasília que, desde o início do mês, foi oficialmente batizada de Sala de Cinema Vladimir Carvalho. 

À Vladmir é conferido também o tradicional prêmio da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo – ABCV, que neste ano também celebra em vida a roteirista, produtora, diretora Delvair Montagner e sua prolífica produção e engajamento em preservação da memória de povos quilombolas e indígenas, com participação em mais e 40 títulos.

A Cerimônia de Abertura conta com tradução para Libras, audiodescrição ao vivo e legendagem em segunda tela. Ela será transmitida ao vivo pelo canal do Festival de Brasília no YouTube.

novembro 30 @ 20:00
20:00

Cine Brasília, Sala de Cinema 1 – Sala Vladimir Carvalho

ASSISTA AO VIVO

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.