Área Restrita

[logout url=’https://festcinebrasilia.com.br/login/’]

6 de dezembro (sexta)
14h no Cine Brasília – Auditório 1

O pequeno tamanho do parque exibidor brasileiro é um dos gargalos para a produção audiovisual do país, contabilizando menos de 3.600 salas/telas, concentradas majoritariamente em shopping centers. Este circuito comercial alcança atualmente menos de 500 dos 5.570 municípios do país (cerca de 8% dos municípios) e, em 2022, os filmes brasileiros acessaram somente 4,1% deste circuito. Com este parque exibidor extremamente diminuto diversos filmes nacionais já finalizados aguardam, sem muita esperança, por espaços de exibição. Situação que se tornará ainda mais crítica nos próximos anos com a produção audiovisual viabilizada pela Lei Paulo Gustavo.

Paralelamente à pequena presença das salas comerciais, o Brasil possui um histórico significativo de cinemas e outros espaços de exibição independentes e públicos, administrados por governos estaduais, prefeituras e instituições federais de educação e outras.

Ao se abrirem para produções nacionais e mais independentes, estes exibidores cumprem funções estratégicas, como a formação de programadores e de público. Se contarem com políticas e programas que considerem suas potencialidades e especificidades, estes exibidores públicos podem contribuir ainda mais para ampliação do acesso e para o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

É neste contexto que a 4ª Conferência Audiovisual do Festival de Brasília promove o Encontro de Salas de Cinema Independentes, buscando constituir um espaço para troca de experiências e formulação desta comunidade de cinemas, exibidores e programadores independentes e públicos. Espera-se também contribuir para o diálogo com o Estado e seus formuladores de políticas públicas direcionadas para ampliação do acesso à produção audiovisual brasileira e fortalecimento da cadeia produtiva do setor.

Participantes: Mauri Palos (Cine 14Bis/SPCine), Suzana Argolo (Cine SaladeArt/UFBA), Thiago André (CINUSP/USP, Mônica Kanitz (Cinemateca Paulo Amorim/RS), Rita Aquino (UFBA), Ângela Francisca (Coordenadora Cine Redenção – UFRGS), Adriano Adoryan e Alex de Oliveira (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Mediação: Alvaro Malaguti (RNP)

dezembro 6 @ 14:00
14:00

Auditório 1, Cine Brasília

SOBRE A ATIVIDADE

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.