ENCONTROS SETORIAIS

ABRA apresenta o debate: A Precarização do Roteirista

3 de dezembro (terça) – Encontro Online
14h na plataforma Google Meet

O roteiro é a base da cadeia audiovisual, mas muitos roteiristas não sobrevivem mais desse ofício. Segundo a Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA, 40% dos profissionais atuantes no país receberam pouco mais do que um salário mínimo mensal em 2024. O encontro debaterá a precarização desta profissão e suas causas, perpassando temas como a regulamentação do streaming, a pertinência da creditação e as gestões de contratos de roteiro.

Participantes da mesa:

  • Paula Vergueiro
  • Thais Olivier
  • Paulo Marcelo do Vale
  • Mediação: Guilherme Ruiz

44º Encontro do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB)

4 de dezembro (quarta)
10h no Cine Brasília – Auditório 1

O encontro debate memória, preservação e restauração de arquivos audiovisuais no Brasil a partir da experiência acumulada no restauro do filme “Pirenópolis, o Divino e as Máscaras”, de Lyonel Lucini, o primeiro produzido no DF a participar do Festival de Brasília, no ano de 1969. Além da exibição da obra restaurada, o encontro aborda desafios dos processos de digitalização e restauro de filmes brasileiros.

Participantes da mesa:

  • Mauro Domingues (coordenador técnico do restauro da obra)
  • Julia Lucini (coordenadora do projeto de restauro do acervo de Lyonel Lucini)
  • Sérgio Moriconi (professor e crítico de cinema)
  • Berê Bahia (Cineclube Gavião, uma das fundadoras da SACI – Sociedade de Amigos do Cine Brasília e pesquisadora do Cinema brasileiro e brasiliense)
  • Solange Stecz (vice-presidente do Centro de pesquisadores do cinema brasileiro)

Encontro Setorial da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste - CONNE

4 de dezembro (quarta)
10h no Cine Brasília – Auditório 2 e online

A Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste – CONNE foi criada em 2017 e é uma entidade formada por empresas produtoras e por profissionais do audiovisual dos 19 estados dessas três regiões brasileiras, além do Distrito Federal. O principal foco de atuação reside na criação de oportunidades para uma efetiva nacionalização da produção audiovisual brasileira, que traga cada vez mais histórias e visões diversas sobre o Brasil

Apesar da força da produção em nossos estados, com reconhecimento nos festivais mais importantes do Brasil e do mundo e presença cada vez maior nos canais de TV e plataformas de VOD, a cadeia de produção e distribuição de conteúdo audiovisual no Brasil ainda segue extremamente concentrada no Eixo Rio-São Paulo.

Essa desconcentração é não apenas necessária, como benéfica para todos os elos dessa cadeia. Numa atividade que depende de inovação constante de linguagem, é fundamental que novos olhares, narrativas e paisagens ganhem possibilidade de se expressar e mostrar. Sem contar, o grande mercado de consumo de conteúdos que essas regiões também representam.

Para isso, a CONNE trabalha junto dos poderes públicos e agentes de mercado no debate das políticas do audiovisual, na formação e qualificação profissional, na geração de informação e no apoio à distribuição de conteúdos.

Mediação: Cibele Amaral (diretora e produtora cinematográfica há mais de 20 anos e membro da diretoria da CONNE no Centro-Oeste.

A importância da difusão audiovisual do DF: Encontro de Festivais de Cinema e Cineclubes do Distrito Federal

4 de dezembro (quarta)
16h no Cine Brasília – Auditório 2

Nesse encontro, cineclubes e festivais irão discutir e elaborar propostas para o fortalecimento do setor de difusão no ecossistema audiovisual no DF. O encontro debate as políticas de fomento, voltadas em sua maioria para a produção de obras, buscando soluções para a ampliação do financiamento de festivais e iniciativas exibidoras.

Mediação: em breve.

Encontro com os diretores de arte dos longas do Festival de Brasília

6 de dezembro (sexta) – encontro online
15h na plataforma Google Meet

A Brada – diretoras de arte do Brasil promove debate com diretores de arte dos longas selecionados para a Mostra Competitiva Nacional do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A proposta é compartilhar experiências e reflexões sobre os processos criativos que levaram à concepção visual da direção de arte dos filmes.

Mediação: Maíra Carvalho (diretora de arte, produtora e pesquisadora desde 2002 e vencedora de prêmios como Melhor direção de arte nos filmes “Cartório das Almas” e “O Último Cine Drive-In”).

Reflexões sobre a produção audiovisual no DF

7 de dezembro (sábado)
10h no Cine Brasília – Auditório 1

O encontro reúne realizadores, professores, representantes da Secretaria de Cultura e da Câmara Legislativa, para uma reflexão sobre a produção audiovisual local, o impacto do Fundo de Apoio à Cultura e do Troféu Câmara Legislativa, e outras percepções a respeito do financiamento da produção audiovisual candanga. O objetivo é promover um diálogo colaborativo entre o poder público, instituições de ensino e profissionais do mercado, visando o desenvolvimento do setor audiovisual e o fortalecimento da produção cultural local.

Participantes da mesa:

  • Miguel Leujim (realizador e professor no Jovem de Expressão)
  • Camila Shinoda (realizadora e professora no IFB do Recanto das Emas)
  • Edileuza Penha de Souza (pesquisadora, realizadora e professora da UnB)
  • Érico Lima Monnerat (professor do Iesb)
  • Claudinei Pirelli (representante do Troféu Câmara Legislativa)
  • Representante SECEC
  • Mediação: Erika Bauer

Encontro da Curadoria da Mostra Competitiva Nacional (longas e curtas)

7 de dezembro (sábado)
14h no Cine Brasília – Sala 2

O encontro debate a produção audiovisual atual do país a partir da amostra dos 1180 títulos inscritos na Mostra Competitiva Nacional do Festival de Brasília. A conversa tem como intuito compartilhar reflexões sobre narrativas, estéticas e outras perspectivas da filmografia brasileira do tempo presente.

Participantes da mesa:

Membros das comissões de seleção do Festival de Brasília

Mediação: Eduardo Valente

Encontro Setorial da Crítica Especializada

7 de dezembro (sábado)
16h no Cine Brasília – Sala 2

Mesa redonda para debater os caminhos da produção e da reflexão crítica de cinema. Quais são os espaços da crítica nas novas mídias e como se configura o papel da profissional e do profissional da crítica de cinema nos veículos tradicionais? O debate perpassa as iniciativas acadêmicas e das instituições de classe para o fortalecimento da crítica audiovisual.

Participantes da mesa:

Yasmine Evaristo (Feito Por Elas), Neusa Barbosa (Cineweb) e Renato Silveira (Cinematório/Abraccine)

Mediação: Guilherme Lobão (UnB)

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.