Debate entre as principais entidades, associações de classe e agentes de ação do setor audiovisual brasileiro.
Mediação de Clemilson Farias
Acreano, formado em Produção pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV), trabalhou como produtor executivo da Usina de Arte João Donato do Acre e no Escritório Regional Norte da Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas – BRDE / FSA/ANCINE no Amazonas. Atualmente, é um dos coordenadores do MATAPI – Mercado Audiovisual do Norte e da plataforma de conexão de profissionais Tela Amazônia, e ainda Diretor Norte da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste-CONNE.
Psicóloga, roteirista, diretora e produtora cinematográfica de Brasília, atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos. Graduada em Artes Cênicas pela Accademia Internazionale di Teatro di Roma e em psicologia pela Universidade Paulista, tem formação de roteirista pela RAI – Radiotelevisione Italiana. Foi sócia-fundadora da 34 Filmes e, atualmente, trabalha como colaboradora e produtora para a empresa. Responsável pelo roteiro, direção e produção de diversos curtas e longas, entre eles “Momento Trágico” (2003), “Um Assalto de Fé” (2011), “Por Que Você Não Chora?” (2021) e “Rir Pra Não Chorar” (2022). Ganhou prêmios em festivais brasileiros e internacionais, como os de Gramado, Brasília, Rio de Janeiro, Miami e outros. Tem projetos em diferentes estágios de desenvolvimento, incluindo a série de suspense “Réus”, em fase de pré-produção.
Roteirista e produtora. Graduada em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás. Iniciou sua carreira como produtora e realizou cinco longas, o documentário “Paulistas” (2017) e as ficções “Alaska” (2019), “Hotel Mundial” (2019), “Vento Seco (2020)”, que teve sua estreia no 70º Festival de Berlim, e Oeste Outra Vez (em finalização). Atualmente, desenvolve “Solina”, escrito e dirigido por Larissa Fernandes, e “Piedade Para Esta Terra que me Sonega o Amor”, seu primeiro longa documental. É sócia da Sol a Pino Filmes, produtora brasileira independente. Coordena, desde 2014, o Mercado SAPI, onde criou o Prêmio CORA de Audiovisual, focado no desenvolvimento de realizadoras do Centro-Oeste do país.
De origem holandesa, toca mais de 15 instrumentos distintos. Compositor desde os 11 anos, formado em Violino Erudito pelo Conservatório de Bruxelas e em Produção Musical pelo Conservatório de Roterdã, também especialista em Engenharia de Áudio e Acústica, pelo SAE de Londres e de Los Angeles, e em Art and Craft of Orchestration for Film and Television (California State University – MIS). Ao longo de sua trajetória profissional, o artista já compôs trilhas sonoras para mais de 50 projetos, entre longas metragens e séries de TV. Atuou como designer de som da 3ª temporada da série norte-americana “Queen of South” (2018). Além disso, é o autor da trilha sonora original de “Felizes para Sempre” (2015), minissérie dirigida por Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”). Sua carreira como compositor e produtor musical é marcada por longas de prestígio, como “O Traidor”, parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2019, onde trabalhou ao lado de Nicola Piovani, ganhador do Oscar pela trilha de “A Vida é Bela”. Assumiu a coprodução de “Shake Your Cares Away”, estrelado por Bérénice Bejo, e produziu o brasileiro “Por que Você Não Chora?”. Seu trabalho mais recente foi em “Ninguém Sai Vivo Daqui”, criado, dirigido e roteirizado por André Ristum, onde assina a trilha sonora e assume a função de produtor associado.
Descendente de famílias camponesas, afro e brancas imigrantes, veio para o Distrito Federal criança e desde cedo se interessou pela música e, depois, pelo cinema. Graduou-se em Química e Audiovisual e é Mestre em Ensino pela Universidade de Brasília. Premiado na Mostra Brasília do Festival em 2013, Mostra B.O. (2012), TMFF (Londres, 2016), Los Angeles CineFest (2017), I Festival do Minuto do DF (2000), entre outros. Realiza oficinas e festivais de cinema para alunos do ensino médio. É o atual presidente da ABCV, a primeira associação de cinema do DF, e atua como diretor, roteirista e editor pela Paim Filmes LTDA, além de compor para sua banda.
Professora e pesquisadora em cinema e audiovisual e doutoranda no PPGCom/UFMG, e integrante do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. Na UFMG, integra o grupo de pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero. Colabora em eventos de cinema em curadoria e júri. Desde 2018, está na equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes. É co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), “Cinema Brasileiro em Resposta ao País” (2022), entre outros.
Dirigiu os curtas-metragens “Da Maior Importância” (2011), “Curió” (2014), “Entre Parentes” (2018) e “Luta Pela Terra” (2022). Seu primeiro longa, “A Câmara”, estreou no DOCLISBOA em 2023. Tiago se prepara para rodar o longa “Missão Pankararu”, com codireção de Camilla Shinoda.
O encontro reúne importantes nomes do audiovisual nacional e global para debater aspectos ligados à internacionalização do cinema brasileiro.
Débora Ivanov – Fundadora Mais Mulheres
Bruna Pena – Salted Caramel Filmes
Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz
Moderação: Clarissa Furtado – Gerente de Competividade da ApexBrasil
André Araújo, Coordenador-Geral de Difusão da Secretaria do Audiovisual/MinC
Igor Trabuco, Chefe da Divisão de Ações de Promoção da Cultura Brasileira IGR/MRE
André Limp, Coordenador de Indústria e Serviços II da ApexBrasil
Moderação: Lidiana Reis, Mercado SAPI
Debate entre representantes de distribuidoras e sales agents do audiovisual brasileiro e global, e representantes de festivais audiovisuais, com objetivo de pensar a importância de eventos como janelas de exibição para filmes.
Mediação de Anna Karina de Carvalho (diretora artística do Festival)
Brasiliense, iniciou seu mergulho em curadoria e produção de festivais no fim dos anos 1990, quando ingressou na equipe do Festival de Cinema de Estocolmo, Suécia. De volta ao Brasil, atuou como exibidora durante sete anos na programação do Cine Cultura. Como diretora, fundou o BIFF – Brasília International Film Festival, idealizou em conjunto com parceiras nacionais o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, além de diversas mostras e ações de formação para o público infanto-juvenil. Como jornalista e comentarista de cinema na EBC, foi responsável por centenas de matérias e comentários sobre cinema, além de documentários no Brasil e no exterior.
Cineasta, produtora cultural e dançarina, desde 2016 pesquisa e produz filmes com temáticas voltadas ao cinema negro, LGBTQIAP+ e feminino. É associada à Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), atuando no grupo de trabalho sobre distribuição. Em 2020, tornou-se gerente de conteúdo na plataforma de streaming negro Todesplay. Neste mesmo ano, ganhou o prêmio IberCultura Viva Pela Diversidade Sexual e de Gênero com o projeto “Manifesta Maldita” e em 2021 os prêmios Aldir Blanc 1 e LGBT da Secretaria de Cultura do DF.
Mestre em Cinema e Audiovisual pela UFF, com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de 15 anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição e gestão pública. É sócio-diretor do grupo Vitrine Filmes e presidente da ANDAI – Associação Nacional das Distribuidoras Audiovisuais Independentes. Dentre os principais longas lançados estão “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Druk – Mais uma Rodada”, “Retratos Fantasmas” e “Nosso Sonho”.
Produtora, distribuidora e consultora, radicada em Berlim desde 2013. Formada em Cinema e Audiovisual pela UFF e em Estudos de Cinema pela Universidade Livre de Berlim. Junto à Couro de Rato, Júnia é uma das produtoras e distribuidora do documentário “Salão de Baile (This is Ballroom)”, de Juru e Vitã, em pós-produção. Desde de 2022, faz parte da rede EAVE. Como consultora, é responsável por desenvolver estratégias para festivais e distribuição internacional.
Roteirista, atriz, realizadora e coreógrafa, formada pelo Palácio das Artes/BH. Fundadora e sócia da Cardume, streaming que visa fomentar e difundir o mercado para curtas-metragens brasileiros, onde é diretora de conteúdo. É curadora do Prêmio Cabíria desde 2019. Foi chefe da curadoria do prêmio ABRA na categoria de curta-metragem em 2021 e 2022, na mostra competitiva do FRAPA 2022 e 2023 e jurada na 12ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Roteirista da série “Colapso”, contemplada pelo FSA para TVs Públicas, produtora do longa “A Onça”, de Emanuel Lavor, contemplado pelo edital do FSA de Novos Realizadores e vencedor do Brasil CineMundi 2022. Realizadora na Fuskazul Filmes.
Sergipana de Aracaju, gestora de marketing e empresas pela FGV, com mais de 16 anos de experiência em projetos da cadeia audiovisual. Cofundadora da Olhar, distribuidora de filmes focada na diversidade do audiovisual independente nacional e estrangeiro, responsável pelo lançamento de mais de 30 obras no mercado brasileiro, onde está atualmente. Atuou na produção executiva de curtas, longas e conteúdos para televisão. Trabalhou na gestão pública, coordenando a Regional Sudeste da Linha de Conteúdos para TVs Públicas (FSA/Ancine/EBC) de 2014 a 2016 e na Fundação Aperipê de Sergipe, rede de TV e rádios públicas, entre 2007 e 2011. Participou de espaços de contribuição social na gestão pública. entre 2021 e 2022, presidiu a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná; de 2020 a 2021, foi Conselheira Municipal de Cultura de Curitiba; e, é membro suplente do Conselho Superior de Cinema no mandato de 2023-2025.
Representantes de importantes veículos especializados na cobertura audiovisual realizam seu encontro anual durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Mediação de Guilherme Lobão (crítico, professor e pesquisador de cinema)
Jornalista, foi repórter, crítico de cinema e editor de cultura por mais 20 anos em jornal, web, rádio e revista. Atualmente, dedica-se à pesquisa e à docência em comunicação, jornalismo, cinema e gastronomia. Leciona roteiro, linguagens da comunicação, assessoria e criação no curso de Comorg da FAC/UnB, e jornalismo e gastronomia no Centro Universitário UDF. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, pela qual participou de três publicações da série “100 Melhores Filmes”.
Fundou o site Cenas de Cinema, onde escreve até hoje. Curadora e professora, participou como autora do livro “Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018”, finalista do Prêmio Jabuti em 2020, além de outras publicações. Já participou como jurada, debatedora e mediadora em diversos festivais brasileiros. Cofundadora do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, é integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e da Critics Choice Association – CCA, além de ser uma das votantes internacionais do Globo de Ouro.
Formada em jornalismo, tem mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths – University of London como bolsista do Chevening Scholarship Program. É editora do Plano Geral, podcast disponível no Splash UOL, colunista de cinema no mesmo portal e na Rádio Band News FM. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. Integrou a comissão de seleção do Festival de Brasília 2019, é curadora do Feed Dog Festival de Documentários de Moda, foi curadora do Amazônia FiDOC 2022 e do Festival de Alter do Chão 2021, integrou a comissão de seleção de várias edições do Curta Kinoforum, foi júri do LA Brazilian Film Festival 2023, entre outras experiências.
Crítico de cinema, foi presidente da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e é membro fundador da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou em televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros “Contos da Oficina 34” (2005), “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), entre outros. Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analítico". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | Este cookie é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.