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Cine Brasília celebra a ancestralidade de Nêgo Bispo na terceira noite de Mostra Competitiva Nacional

Mostra Competitiva Nacional | Foto: Humberto Araujo

Uma noite contra-colonial ganhou o palco do Cine Brasília, na terceira noite da Mostra Competitiva Nacional do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com exibição de dois curtas que ecoam o pensamento afro diaspórico e um longa-metragem indígena, que investiga chagas da ditadura militar.

Como o próprio Nêgo Bispo dizia: “Estarei vivo, mesmo enterrado”. Exatamente um ano depois da morte do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, o Festival de Brasília o recebeu em tela. Emocionada, a diretora piauiense-candanga Dácia Ibiapina apresentou seu novo documentário, que teve pesquisa e codireção de Nêgo Bispo, Confluências, ovacionado pelo público.

A programação dos curtas de ontem se completou com outro forte relato político, com exibição da produção pernambucana Mar de Dentro, documentário de Lia Letícia sobre a insubmissão do personagem Preto Sérgio.

O longa da noite, Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá, foi recebido com aplausos por um Cine Brasília efusivo, desde que a equipe do longa subiu ao palco ao som de um chocalho. Dirigido pelos indígenas Sueli e Isael Maxakali, com codireção de Roberto Romero e Luisa Lanna, o filme mineiro faz um percurso de busca pelo pai de Sueli, vítima da ditadura militar.

Nesta manhã de quarta (4), as equipes dos filmes participam de debates  com seus respectivos elencos, mediados pelo crítico, programador e escritor pernambucano Luiz Joaquim, às 10h, no Hotel Grand Mercure. Às 20h nas RAs e 21h no Cine Brasília, apresentam-se os curtas E Assim Aprendi a Voar (RO), de Antonio Fargoni e Mãe do Ouro (MG), de Maick Hannder, e o longa Enquanto o Céu Não me Espera (AM), de Christiane Garcia.

Mostra Brasília tem manifestação pelo cinema público e de qualidade

Com apresentação da atriz Juliana Drummond, a primeira noite de exibições da Mostra Brasília – 26º Troféu Câmara Legislativa foi inaugurada com manifestações  dos realizadores participantes da programação em defesa do cinema público e de qualidade.

O coro teve início com o diretor de Caravana da Coragem, Pedro Garcia, e integrantes da equipe, que estenderam uma faixa pedindo pela volta do Cine Itapuã do Gama. 

O equipamento público entrou para o rol de espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que neste momento já desenvolve o projeto básico para a recomposição da sala de cinema e de espetáculos no padrão do Cine Brasília.

Depois, foi exibido o documentário experimental A Sua Imagem Na Minha Caixa de Correio, de Silvino Mendonça; e o longa-metragem Nada, do renomado multi-artista brasiliense Adriano Guimarães.

A Mostra Brasília – 26º Troféu Câmara Legislativa assim como a Competitiva Nacional, ocorre na Sala Vladimir Carvalho e possui, ao término das sessões, votação pelo júri popular por meio de QR Code impresso nos ingressos de acesso às quatro salas de exibição no Cine Brasília e nas RAs.

Nesta quarta-feira (4), serão exibidos os filmes ONA, de Clara Maria e M4vi Afroindie; Manual do Herói, de Fáuston da Silva; e Manequim, de Danilo Borges e Diego Borges.

Conferência Audiovisual do Festival de Brasília começa na quinta (5); abertura tem discurso da ministra Cármen Lúcia 

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apresenta durante três dias, de 5 a 7 de dezembro, a quarta edição da Conferência Audiovisual (antiga Conferência do Cinema Nacional). Serão dez paineis sobre política audiovisual, direitos, estratégias e desafios para o fortalecimento do setor no Brasil. 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia abre a 4ª Conferência Audiovisual, nesta quinta (5), às 9h, na Sala de Cinema 2 do Cine Brasília. Ela trará um discurso inaugural sobre a importância dos direitos culturais e do cinema brasileiro na consolidação de uma sociedade democrática. Conheça a programação completa da conferência aqui

Mostra Caleidoscópio apresenta Filhas da Noite e Festival dos Festivais exibe Kasa Branca

Na programação desta quarta-feira (4), o público também poderá assistir gratuitamente às mostras paralelas Festivalzinho, Caleidoscópio e Festival dos Festivais. 

Às 10 horas, o Festivalzinho exibe Marraia, de Diego Scarparo, no Cine Brasília. No mesmo horário, as RAs do Gama, Planaltina e Taguatinga exibem o título Joãozinho – O Filme, de Fáuston da Silva. 

Às 15h, na Sala Vladimir Carvalho, o terceiro dia da competitiva Mostra Caleidoscópio apresenta o longa Filhas da Noite, dos diretores Henrique Arruda e Sylara Silvério. O filme conta a história de seis ícones das noites pernambucanas que revisitam seus passados e revivem suas mais íntimas memórias diante das câmeras.

Às 19h, na Sala de Cinema 2, Luciano Vidigal apresenta a produção carioca Kasa Branca, com uma saga de Dé e seus amigos para levar sua avó, em estado terminal pela doença de Alzheimer, a aproveitar os últimos dias de vida. 

Ambiente de Mercado encerra programação com exibição inédita em parceria com o Globoplay e Pitchings Abertos

No último dia de Ambiente de Mercado no Festival de Brasília, a Sala de Cinema 2 recebe às 17h mais um lançamento em parceria com o Globoplay. Prestes a estrear no canal de streaming, o aguardado “Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar Por Aí”, de Caio Cavechini e Evelyn Kuriki, retrata o notável jornalista Maurício Kubrusly e seu dia a dia, diante de uma luta contra a demência frontotemporal.

No Auditório 2, das 14h às 17h, acontecem os Pitchings Abertos do festival. Após passarem pelas Mentorias com Victor Lopes, oito projetos selecionados apresentam pitchings construídos nas aulas de técnicas de vendas. Os pitchings são apresentados a cinco players convidados para o Ambiente de Mercado: Canal Brasil (Camila Lamha), Globoplay (Marina Reginato), Embaúba Filmes (Daniel Queiroz), Gullane (Daniel Aun) e Boutique Filmes (Tiago Melo).

Os Pitchings eleitos vencedores pela banca levarão prêmios concedidos pelos parceiros Projeto Paradiso, Rio2C e Stone Milk. O Projeto Paradiso oferece bolsa de apoio para contribuir com a presença do vencedor do melhor projeto de ficção no BAM – Bogotá Audiovisual Market 2025. Já o melhor documentário tem acesso garantido na Rio2C 2025, com duas credenciais industry para participar da conferência realizada no Rio de Janeiro de 27 de maio a 01 junho de 2025.

O estúdio paulista de pós-produção Stone Milk oferece prêmios aos projetos vencedores de melhor ficção e melhor documentário. A empresa oferece serviços de finalização avaliados em torno de R$ 25 mil para cada obra, contemplando laboratório digital (ingest e conversão do material bruto), arte (aplicação de artes já prontas) e deliveries (geração de um arquivo de master e três cópias em DCP, H264 e prores.

SERVIÇO –  57º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Data: Até 7 de novembro

Local: Cine Brasília (106/107 Sul), Cia. Lábios da Lua (Gama), Centro Universitário Estácio (Pistão Sul, Taguatinga) e Complexo Cultural de Planaltina.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) somente para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília. Entrada franca mediante retirada prévia de ingressos para as demais sessões.

Programação completa: festcinebrasilia.com.br.

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