Brasiliense, iniciou seu mergulho em curadoria e produção de festivais no fim dos anos 1990, quando ingressou na equipe do Festival de Cinema de Estocolmo, Suécia. De volta ao Brasil, atuou como exibidora durante sete anos na programação do Cine Cultura. Como diretora, fundou o BIFF – Brasília International Film Festival, idealizou em conjunto com parceiras nacionais o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, além de diversas mostras e ações de formação para o público infanto-juvenil. Como jornalista e comentarista de cinema na EBC, foi responsável por centenas de matérias e comentários sobre cinema, além de documentários no Brasil e no exterior.
Formada em jornalismo, tem mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths – University of London como bolsista do Chevening Scholarship Program. É editora do Plano Geral, podcast disponível no Splash UOL, colunista de cinema no mesmo portal e na Rádio Band News FM. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. Integrou a comissão de seleção do Festival de Brasília 2019, é curadora do Feed Dog Festival de Documentários de Moda, foi curadora do Amazônia FiDOC 2022 e do Festival de Alter do Chão 2021, integrou a comissão de seleção de várias edições do Curta Kinoforum, foi júri do LA Brazilian Film Festival 2023, entre outras experiências.
Curadora, roteirista, consultora, jornalista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema – AIC, integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine, além do +Mulheres do Audiovisual. Filiada ao Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, cursou Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra formações, cursos e oficinas e coordena o Festival As Amazonas do Cinema.
Curadora, roteirista, consultora, jornalista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema – AIC, integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine, além do +Mulheres do Audiovisual. Filiada ao Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, cursou Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra formações, cursos e oficinas e coordena o Festival As Amazonas do Cinema.
Assina a direção nos documentários “A Escrita do Seu Corpo” (curta, 2016), “O Caso do Homem Errado” (longam, 2017), “Mãe Solo” (curta, 2021), “Oliveira Silveira – O Poeta da Consciência Negra” (curta, 2022), e na ficção, ao lado do seu pai, Paulo Ricardo de Moraes, no curta “A Um Gole da Eternidade”, em processo de finalização. CEO na Produtora e Distribuidora Borboletas Filmes & Pombagens. É gaúcha e há 13 anos reside em Salvador.
Cineasta e jornalista. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, com pós-graduação em cinema. Fez trabalhos para Editora Abril, Agência France Presse (AFP), Jornal do Comércio, ABC News, BBC, TV RAI e sites. Como documentarista, realizou os filmes “Stela do Patrocínio – A mulher que falava coisas”, que recebeu prêmios Petrobras e de melhor documentário no Festivais CINE-PE pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Curta Santos e Guarnicê de Cinema. Exibido no Festival É Tudo Verdade e Festival de Cinema de Havana. Realizou o documentário “Quando a coisa vira outra” sobre a trajetória de cinema de Vladimir Carvalho, premiado como melhor documentário do Festival Arquivos em Cartaz/Arquivo Nacional, exibido no Festival de Brasília e Festival do Rio. Realizou direção de fotografia de filmes de ficção, documentários e séries documentais. Fez curadoria e produção da Mostra Cinema Olho e participou do festival Curta Adoidado. Trabalha na TV Brasil/EBC. Produziu e fotografou a exposição “Noite dos Mascarados” sobre as cerimônias de Dia dos Mortos no México.
Formada em jornalismo, tem mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths – University of London como bolsista do Chevening Scholarship Program. É editora do Plano Geral, podcast disponível no Splash UOL, colunista de cinema no mesmo portal e na Rádio Band News FM. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. Integrou a comissão de seleção do Festival de Brasília 2019, é curadora do Feed Dog Festival de Documentários de Moda, foi curadora do Amazônia FiDOC 2022 e do Festival de Alter do Chão 2021, integrou a comissão de seleção de várias edições do Curta Kinoforum, foi júri do LA Brazilian Film Festival 2023, entre outras experiências.
Wol Nunnes é brasiliense, pós graduada em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro, onde também foi professora. Estudou atuação na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Com 30 anos de carreira participou diversas produções de teatro, TV, cinema, publicidade, série e dirigiu o documentário afetivo “Meio-dia Completo” que participou de diversos festivais no Brasil. Entre 2012 e 2016, coordenou o projeto de Mostra Permanente de Cinema no Espaço Cultural Brasília Shopping, onde levantou um acervo com cerca de 500 títulos entre curtas e longas-metragens do DF. A partir deste projeto, idealizou e fez a curadoria das duas edições da “Mostra Brasília em Plano Aberto”, panorama da filmografia dos últimos 40 anos do DF, projeto patrocinado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura do DF) em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil.
Denise Moraes é graduada em Cinema pela Université Paris VIII, possui mestrado e doutorado em Cinema (FAC/UnB – CRIMIC/Paris-Sorbonne) e pós-doutorado em Artes Visuais (FAV/UFG). Coordena o projeto “CineDelas: Mulheres no Audiovisual” e a Rede de Direção e Realização do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). É membro do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG) e conselheira da diretoria 2023-2025 da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV). Codirigiu o longa metragem “A Pele Morta” (Brasil-Paraguai), em finalização, além de roteirizar e dirigir curtas de ficção, entre eles “Memória de Elefante”, premiado e exibido em festivais nacionais e internacionais.
Formado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1985. Especializa-se na área de fotografia cinematográfica em trabalhos no Brasil e no mundo. Radicado em Brasília desde 2008, por aqui realizou duas oficinas de cinematografia — a de 2023 realizada em Planaltina, no CCPP, um prêmio FAC + Cultura de 2019. Atualmente exerce a função de diretor de fotografia no longa-metragem documental “Filho das Cotas”, dentro do núcleo Distrito Federal da produção.
Mestre em Educação e especialista em arte, educação e tecnologias contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB), é graduado em Comunicação Social – Cinema e Jornalismo, também pela UnB, e professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atuou profissionalmente na TV Escola, canal público do Ministério da Educação, como diretor e produtor de documentários e de programas educativos. Sua carreira no audiovisual, em várias funções e inclui produções em diferentes formatos: séries de TV, animação, documentários e ficção. Possui ainda experiência como diretor de fotografia, montador e pesquisador de imagens de arquivo.
Wol Nunnes é brasiliense, pós graduada em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro, onde também foi professora. Estudou atuação na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Com 30 anos de carreira participou diversas produções de teatro, TV, cinema, publicidade, série e dirigiu o documentário afetivo “Meio-dia Completo” que participou de diversos festivais no Brasil. Entre 2012 e 2016, coordenou o projeto de Mostra Permanente de Cinema no Espaço Cultural Brasília Shopping, onde levantou um acervo com cerca de 500 títulos entre curtas e longas-metragens do DF. A partir deste projeto, idealizou e fez a curadoria das duas edições da “Mostra Brasília em Plano Aberto”, panorama da filmografia dos últimos 40 anos do DF, projeto patrocinado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura do DF) em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil.
Brasiliense, iniciou seu mergulho em curadoria e produção de festivais no fim dos anos 1990, quando ingressou na equipe do Festival de Cinema de Estocolmo, Suécia. De volta ao Brasil, atuou como exibidora durante sete anos na programação do Cine Cultura. Como diretora, fundou o BIFF – Brasília International Film Festival, idealizou em conjunto com parceiras nacionais o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, além de diversas mostras e ações de formação para o público infanto-juvenil. Como jornalista e comentarista de cinema na EBC, foi responsável por centenas de matérias e comentários sobre cinema, além de documentários no Brasil e no exterior.
Assina a direção nos documentários “A Escrita do Seu Corpo” (curta, 2016), “O Caso do Homem Errado” (longam, 2017), “Mãe Solo” (curta, 2021), “Oliveira Silveira – O Poeta da Consciência Negra” (curta, 2022), e na ficção, ao lado do seu pai, Paulo Ricardo de Moraes, no curta “A Um Gole da Eternidade”, em processo de finalização. CEO na Produtora e Distribuidora Borboletas Filmes & Pombagens. É gaúcha e há 13 anos reside em Salvador.
Cineasta e jornalista. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, com pós-graduação em cinema. Fez trabalhos para Editora Abril, Agência France Presse (AFP), Jornal do Comércio, ABC News, BBC, TV RAI e sites. Como documentarista, realizou os filmes “Stela do Patrocínio – A mulher que falava coisas”, que recebeu prêmios Petrobras e de melhor documentário no Festivais CINE-PE pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Curta Santos e Guarnicê de Cinema. Exibido no Festival É Tudo Verdade e Festival de Cinema de Havana. Realizou o documentário “Quando a coisa vira outra” sobre a trajetória de cinema de Vladimir Carvalho, premiado como melhor documentário do Festival Arquivos em Cartaz/Arquivo Nacional, exibido no Festival de Brasília e Festival do Rio. Realizou direção de fotografia de filmes de ficção, documentários e séries documentais. Fez curadoria e produção da Mostra Cinema Olho e participou do festival Curta Adoidado. Trabalha na TV Brasil/EBC. Produziu e fotografou a exposição “Noite dos Mascarados” sobre as cerimônias de Dia dos Mortos no México.
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