NA CASA
DO CINEMA
BRASILEIRO.

COMISSÕES DE SELEÇÃO

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL | LONGAS

Camila de Moraes

Cineasta e CEO da Distribuidora Borboletas Filmes & Pombagens

Assina a direção nos documentários, “A Escrita do Seu Corpo” (curta, 2016), “O Caso do Homem Errado” (longam, 2017), “Mãe Solo” (curta, 2021), “Oliveira Silveira – O Poeta da Consciência Negra” (curta, 2022), e na ficção, ao lado do seu pai, Paulo Ricardo de Moraes, no curta “A Um Gole da Eternidade”, em processo de finalização. CEO na Produtora e Distribuidora Borboletas Filmes & Pombagens. É gaúcha e há 13 anos reside em Salvador.

Flávia Guerra

Documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema

Formada em jornalismo, tem mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths – University of London como bolsista do Chevening Scholarship Program. É editora do Plano Geral, podcast disponível no Splash UOL, colunista de cinema no mesmo portal e na Rádio Band News FM. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. Integrou a comissão de seleção do Festival de Brasília 2019, é curadora do Feed Dog Festival de Documentários de Moda, foi curadora do Amazônia FiDOC 2022 e do Festival de Alter do Chão 2021, integrou a comissão de seleção de várias edições do Curta Kinoforum, foi júri do LA Brazilian Film Festival 2023, entre outras experiências.

Lorenna Montenegro

Crítica de cinema

Curadora, roteirista, consultora, jornalista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema – AIC, integra o Coletivo Elviras, a ABRA (Associação Brasileira dos Roteiristas Autores) e a Abraccine, além do +Mulheres do Audiovisual. Filiada ao Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, cursou Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual na Estácio de Sá. Ministra formações, cursos e oficinas e coordena o Festival As Amazonas do Cinema.

Péterson Paim

Presidente da ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo)

Descendente de famílias camponesas, afro e brancas imigrantes, veio para o Distrito Federal criança e desde cedo se interessou pela música e, depois, pelo cinema. Graduou-se em Química e Audiovisual e é Mestre em Ensino pela Universidade de Brasília. Premiado na Mostra Brasília do Festival em 2013, Mostra B.O. (2012), TMFF (Londres, 2016), Los Angeles CineFest (2017),  I Festival do Minuto do DF (2000), entre outros. Realiza oficinas e festivais de cinema a alunos de ensino médio. É o atual presidente da ABCV, a primeira associação de cinema do DF, e atua como diretor, roteirista e editor pela Paim Filmes LTDA, além de compor para sua banda.

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL | CURTAS

Anamaria Muhlenberg

Curadora, gestora e realizadora

Tem cerca de 20 anos de experiência na área cultural. No cinema, produziu diversos filmes, entre curtas, documentários e longas-metragens, com destaque para “Carroceiros de Brasília”, “Um Assalto de Fé” e “Por que Você Não Chora?”. Em Brasília desempenha importante papel como ativista de políticas públicas, a níveis local e nacional. No momento, atua para a ampliação do espaço para mulheres, pessoas negras e idosas, buscando maior igualdade e reconhecimento no cinema nacional. Advoga também pela regulamentação do VOD e streaming, em apoio à produção brasileira independente.

Antonio Balbino

Realizador

Antonio Balbino é negro e periférico. Realizador premiado, atua nas áreas de roteiro, montagem, produção e realizações de projetos de audiovisual. Cineclubista e curtametragista. Palestrante e oficineiro de audiovisual. Realiza trabalhos com alunos e professores no campo do cinema-educação.

Bella Medeiros

Produtora

Graduanda em Produção Cultural no IFRJ, produtora do escritor e teatrólogo Adailton Medeiros, é membro do Obac (Observatório Baixada Fluminense) e integrante do núcleo de produção e curadoria do Polo Audiovisual Ponto Cine.

Cecilia Barroso

Jornalista e crítica de cinema

Fundou o site Cenas de Cinema, onde escreve até hoje. Curadora e professora, participou como autora do livro “Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018”, finalista do Prêmio Jabuti em 2020, além de outras publicações. Já participou como jurada, debatedora e mediadora em diversos festivais brasileiros. Cofundadora do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, é integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine e da Critics Choice Association – CCA, além de ser uma das votantes internacionais do Globo de Ouro.

Marcelo Cuhexê

Diretor da Krahô Filmes

Cineasta, jornalista, produtor e pesquisador maranhense radicado em Brasília, ecoa vozes e evidencia as culturas indígenas, valorizando a diversidade cultural e as formas de expressão artística desses povos. Cuhexê é diretor dos filmes “Terra Sem Pecado”, que aborda a diversidade sexual e de gênero entre os indígenas, e “Levante Pela Terra”, premiado como melhor curta-metragem no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2022 e eleito pelo júri oficial como melhor filme do 17° Festival Taguá de Cinema.

Marcio de Andrade

Cineasta e jornalista

Cineasta e jornalista. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, com pós-graduação em cinema. Fez trabalhos para Editora Abril, Agência France Presse (AFP), Jornal do Comércio, ABC News, BBC, TV RAI e sites. Como documentarista, realizou os filmes “Stela do Patrocínio – A mulher que falava coisas”, que recebeu prêmios Petrobras e de melhor documentário no Festivais CINE-PE pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Curta Santos e Guarnicê de Cinema. Exibido no Festival É Tudo Verdade e Festival de Cinema de Havana. Realizou o documentário “Quando a coisa vira outra” sobre a trajetória de cinema de Vladimir Carvalho, premiado como melhor documentário do Festival Arquivos em Cartaz/Arquivo Nacional, exibido no Festival de Brasília e Festival do Rio. Realizou direção de fotografia de filmes de ficção, documentários e séries documentais. Fez curadoria e produção da Mostra Cinema Olho e participou do festival Curta Adoidado. Trabalha na TV Brasil/EBC. Produziu e fotografou a exposição “Noite dos Mascarados” sobre as cerimônias de Dia dos Mortos no México.

MOSTRA BRASÍLIA

André Macedo

Diretor de fotografia

 

Formado em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 1985. Especializa-se na área de fotografia cinematográfica em trabalhos no Brasil e no mundo. Radicado em Brasília desde 2008, por aqui realizou duas oficinas de cinematografia — a de 2023 realizada em Planaltina, no CCPP, um prêmio FAC + Cultura de 2019. Atualmente exerce a função de diretor de fotografia no longa-metragem documental “Filho das Cotas”, dentro do núcleo Distrito Federal da produção.

Denise Moraes

Professora do curso de Audiovisual da UnB, artista visual, diretora e roteirista

Graduada em Cinema pela Université Paris VIII, possui mestrado e doutorado em Cinema (FAC/UnB – CRIMIC/Paris-Sorbonne) e pós-doutorado em Artes Visuais (FAV/UFG). Coordena o projeto “CineDelas: Mulheres no Audiovisual” e a Rede de Direção e Realização do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE). É membro do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG) e conselheira da diretoria 2023-2025 da Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV). Codirigiu o longa metragem “A Pele Morta” (Brasil-Paraguai), em finalização, além de roteirizar e dirigir curtas de ficção, entre eles “Memória de Elefante”, premiado e exibido em festivais nacionais e internacionais.

Érico Monnerat

Diretor, produtor e professor de cinema

 Mestre em Educação e especialista em arte, educação e tecnologias contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB), é graduado em Comunicação Social – Cinema e Jornalismo, também pela UnB, e professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atuou profissionalmente na TV Escola, canal público do Ministério da Educação, como diretor e produtor de documentários e de programas educativos. Sua carreira no audiovisual, em várias funções e inclui produções em diferentes formatos: séries de TV, animação, documentários e ficção. Possui ainda experiência como diretor de fotografia, montador e pesquisador de imagens de arquivo.

Kika Sena

Atriz, diretora e arte-educadora

Diretora teatral, poeta e performer, Kika Sena estudou Artes Cênicas na Universidade de Brasília e fez mestrado na área Teoria em Prática das Artes Cênicas na Federal do Acre. É pesquisadora de gênero, sexualidade, raça e classe. Desde 2015, desenvolve estudos relacionados à voz e à palavra em performance com cunho político referente ao corpo da mulher trans e travesti na cena teatral e social brasileira. Em 2017 lançou o livro “Periférica”, pela Padê Editorial, este antecedido por “Marítima”, uma publicação independente. Em 2019, publicou o zine “Subterrânea” e dirigiu o espetáculo “Transmitologia” (DF). No ano seguinte, “DesQuite” (AC), em parceria com As Aguadeiras. Mais recentemente, atuou em “Ovelha Dolly” (AC), dirigido por Sarah Bicha. No cinema, estreou como protagonista do premiado longa-metragem “Paloma” (2022), dirigido por Marcelo Gomes.

Wol Nunnes

Atriz, curadora de cinema e produtora cultural

Brasiliense, pós graduada em Psicanálise pela Faculdade Metropolitana de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes da Fundação Brasileira de Teatro, onde também foi professora. Estudou atuação na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Com 30 anos de carreira participou diversas produções de teatro, TV, cinema, publicidade, série e dirigiu o documentário afetivo “Meio-dia Completo” que participou de diversos festivais no Brasil. Entre 2012 e 2016, coordenou o projeto de Mostra Permanente de Cinema no Espaço Cultural Brasília Shopping, onde levantou um acervo com cerca de 500 títulos entre curtas e longas-metragens do DF. A partir deste projeto, idealizou e fez a curadoria das duas edições da “Mostra Brasília em Plano Aberto”, panorama da filmografia dos últimos 40 anos do DF, projeto patrocinado pelo FAC (Fundo de Apoio a Cultura do DF) em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.