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Ruy Guerra apresenta conclusão de trilogia iniciada em 1964 na última noite de Mostra Competitiva do 57º Festival de Brasília

Ruy Guerra apresenta o longa “A Fúria”. Foto: Humberto Araujo

A última noite da Mostra Competitiva Nacional, ontem (6), no Cine Brasília fechou com uma celebração ao próprio cinema brasileiro. Começou com a exibição do documentário Dois Nilos, sobre o cineasta Afrânio Vital, cuja vida é dedicada à sétima arte; seguido do romance musical afro-surrealista E Seu Corpo É Belo, uma produção periférica fluminense ambientada nas festas black dos anos 1970.

Um marco histórico nesta edição, o longa-metragem da noite foi A Fúria, de Ruy Guerra e Luciana Mazzotti, exibido no Cine Brasília no ano em que se completa 60 anos do golpe militar e da estreia do clássico Os Fuzis, que inaugurou a trilogia de Guerra em 1964.

“Queríamos exibir este filme neste cinema”, afirmou Luciana. Ruy, no alto dos seus 93 anos, foi ovacionado de pé pela plateia do Cine Brasília. Bem-humorado, elogiou e agradeceu à direção do Festival de Brasília, nominalmente a Sara Rocha e Eduardo Valente, respectivamente diretora geral e diretor artístico do evento.

“Foi de uma coragem estética, política e civilizacional trazer este filme nitidamente perseguido política e economicamente, pois nos recusamos a ficar calados”, disse, sob chuvas de aplausos.

Fora das salas de cinema, na área de convivência do Cine Brasília, a programação musical reuniu o projeto Ondas Tropicais, com os DJs Fernando Rosa, Son Andrade e DJ Chico Correa – Live. 

4ª Conferência Audiovisual do Festival de Brasília aponta caminhos para políticas, industrialização e para o desenvolvimento do setor no segundo dia de programação

Em quatro paineis ao longo de toda a manhã e tarde no Cine Brasília, a 4ª Conferência Audiovisual abriu espaço para discussões de caráter prático e propositivo. O dia começou com um painel sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) no Audiovisual, com Cauê Oliveira Fanha (MinC), Raquel Gontijo (Abragames), Guido Lemos Filho (UFPB), Igor Rachid (Abring) e Fred Reis (Gravidade Zero).

Na mesa “Audiovisual enquanto política de Estado, suas transversalidades e desenvolvimento regional”, a mediadora Sara Rocha, diretora-geral do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apontou a discussão central para o fortalecimento das políticas locais de fomento. 

“É importante entender, a partir das políticas públicas majoritárias, como a gente pode ter um dinamismo, um fomento e uma visibilidade dessas múltiplas manifestações culturais para alcançar um ecossistema forte e potente”, disse Sara.

Roberta Trujillo, representante da SPCine, compartilhou as experiências exitosas  do órgão, como a expansão de 12 salas em regiões periféricas neste ano. “A ideia é chegar em 2025 com 42 salas. A gente é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil. E estamos esperando um estudo que deve apontar que somos  talvez a maior da América Latina ou mesmo do mundo”. Completaram a mesa Felipe Dias (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Salvador), PH Souza (ABRACI), Paulo Zilio (Ancine) e Igor Bastos (Abranima).

Simultaneamente, houve o “Encontro de Salas de Cinema Independentes”, com  Mauri Palos (Cine 14Bis/SPCine), Suzana Argolo (Cine SaladeArt/UFBA), Thiago André (CINUSP/USP, Mônica Kanitz (Cinemateca Paulo Amorim/RS), Rita Aquino (UFBA), Ângela Francisca (Coordenadora Cine Redenção – UFRGS), Adriano Adoryan e Alex de Oliveira (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A última mesa do dia, “Estratégias para a industrialização do audiovisual brasileiro” reuniu Thais Olivier (ABRA), Marcio Fraccaroli (Paris Filmes), Marcos Barros (Abraplex), Vania Lima (realizadora), Nichollas Alem (advogado e pesquisador), com mediação do pesquisador Alfredo Manevy.

A programação da 4ª Conferência Audiovisual segue até hoje (7), quando acontecem os dois últimos paineis: “O Desafio da Sala de Cinema e da Tela para o Cinema Brasileiro”, às 10h, e “Premissas e Bases da Regulação do VoD”, às 14h, que contará com a presença da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga. 

Confira as ementas completas aqui

Última noite de Mostra Brasília celebrou o meio ambiente

Apresentada pela atriz Juliana Drummond, a Mostra Brasília – 26º Troféu Câmara Legislativa encerrou a competição mais uma vez com a Sala Vladimir Carvalho cheia. Entre clamores pela preservação do meio ambiente, o público assistiu à animação Kwat e Jaí – Os bebês Heróis do Xingu, de Clarice Cardell, o curta de autoficção Cemitério Verde, de Maurício Chades, e o longa Tesouro Natterer, novo documentário do premiado cineasta Renato Barbieri, que parte do maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil. 

Cerimônia de Premiação do Festival de Brasília começa às 17h

Chegou a hora de conhecer os filmes, personalidades e profissionais do cinema brasileiro que vão levar para casa o estimado Troféu Candango da 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de outras láureas. 

Serão distribuídos um total de 50 prêmios, incluindo os Candangos, o Troféus Câmara Legislativa, os prêmios da mostra Caleidoscópio, o Prêmio Marco Antônio Guimarães, o Prêmio Abraccine, o Prêmio Canal Brasil de Curtas, o Trofeú  Saruê, o Prêmio Zózimo Bulbul, o Prêmio Canal Like, o Prêmio de Melhor Filme de Temática Afirmativa, concedido pelo Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial – Codipir. 

A cerimônia de premiação, tal como na abertura, será apresentada por Ana Luiza Bellacosta e Gleici Damasceno, e conta com tradução para Libras e audiodescrição ao vivo. Ela será transmitida ao vivo pelo canal do Festival de Brasília no YouTube.

Conheça a programação de filmes do último dia do Festival 

Apesar de as mostras competitivas e paralelas do Festival de Brasília terem sido encerradas ontem (6), o último dia do evento reserva mais filmes para sua programação de hoje. Começa às 9h30, na Sala Vladimir Carvalho, do Cine Brasília, a reprise do longa infantil Abá e Sua Banda, encerrando também o Festivalzinho.

Às 11h, haverá sessão especial do documentário de Michel Coeli sobre o mais violento incêndio florestal no Pantanal, Sinfonia da Sobrevivência, seguido de debate com a equipe do filme.   

Após a cerimônia de premiação, às 21h30 o Cine Brasília se despede da 57ª edição do Festival de Brasília com a exibição gratuita e hors concours do documentário de Lírio Ferreira e de Carolina Sá sobre o gênio da música brasileira Hermeto Pascoal, em O Menino d’Olho d’Água.

Encontros Setoriais tem paineis de Curadoria e de Crítica 

No último dia do Festival de Brasília, a Sala de Cinema 2 receberá os dois últimos Encontros Setoriais. Às 14h, o Encontro da Curadoria da Mostra Competitiva Nacional, com mediação de Eduardo Valente, debate a produção audiovisual atual do país a partir da amostra dos 1.180 títulos inscritos na seleção oficial deste ano. 

Em seguida, às 16h, o Encontro Setorial da Crítica Especializada faz uma mesa redonda aberta ao público e centrada no debate sobre os caminhos da reflexão e da produção crítica e da imprensa no cinema brasileiro. O encontro terá participação de Yasmine Evaristo (Feito Por Elas), Neusa Barbosa (Cineweb) e Renato Silveira (Cinematório/Abraccine), com mediação de Guilherme Lobão (UnB).

SERVIÇO –  57º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Data: Até 7 de novembro

Local: Cine Brasília (106/107 Sul), Cia. Lábios da Lua (Gama), Centro Universitário Estácio (Pistão Sul, Taguatinga) e Complexo Cultural de Planaltina.

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) somente para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília. Entrada franca mediante retirada prévia de ingressos para as demais sessões.

Programação completa: festcinebrasilia.com.br.

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