Um dos destaques deste ano é a participação do cineasta Marton Olympio como facilitador da Clínica de Projetos
Dentre as atividades, o festival também recebe uma masterclass com Gabriel Martins, diretor do longa Marte Um, no Museu da República
Estão abertas as inscrições para as oficinas, masterclass e o Ambiente de Mercado da 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a principal celebração da sétima arte nacional. Com o intuito de ampliar o alcance para todo o Brasil, as cinco oficinas formativas serão conduzidas de maneira virtual, por meio das plataformas Zoom, de 11 a 15 de dezembro, durante o festival. Já as atividades do Ambiente de Mercado, como a Clínica de Projetos, os encontros com players, os Pitchings e as Rodadas de Negócios, ocorrem de forma presencial entre 10 e 15 de dezembro. As inscrições das oficinas seguem até dia 3 de dezembro e as das atividades do Ambiente de Mercado até dia 26 de novembro, ambas por meio de formulário virtual disponível no site do festival.
AMBIENTE DE MERCADO
Dedicado à comercialização de projetos audiovisuais dentro do Festival de Brasília, o Ambiente de Mercado chega à quinta edição com o objetivo de fomentar trocas de experiências, enriquecer redes de contatos, negociar projetos e fortalecer o produtor brasileiro independente, contribuindo para o desenvolvimento da produção cinematográfica no Centro-Oeste. Este é um momento onde produtores, diretores, e talentos emergentes se encontram para discutir projetos, fechar parcerias e abrir portas para novas oportunidades.
Iniciado em 2022, a Clínica de Projetos é um dos principais destaques. Ela funciona como atividade preparatória para os Pitchings Abertos. Este ano, a Clínica terá como facilitador o cineasta, roteirista e diretor brasileiro Marton Olympio. Marton é o autor responsável pela última temporada de “Cidade dos Homens” (2018) e colaborou na criação da série “Rio Negro” (2019), além disso, ele integra o time de novos autores da série “Os Experientes” (2020), todas produzidas para a TV Globo. Recentemente ele lançou a série “Anderson Spider Silva” na Paramount+.
De 10 a 15 de dezembro, Marton comanda esta experiência individualizada, que é a Clínica de Projetos, onde aborda seis eixos cruciais para o desenvolvimento cinematográfico: arco narrativo, construção de personagens, aprimoramento do roteiro, refinamento da sinopse e bíblia, elaboração de planos de negócios, estratégias de comercialização e aprimoramento das técnicas de pitching.
Ao focar em cada um desses aspectos essenciais, a Clínica de Projetos oferece uma oportunidade única para os participantes refinarem suas abordagens, tornando seus projetos mais atraentes e competitivos no cenário audiovisual. Este programa exclusivo visa impulsionar o potencial de cada projeto e equipar os participantes com as ferramentas necessárias para o sucesso no mercado cinematográfico.
Os seis projetos selecionados para a atividade também participam dos Pitchings Abertos, no dia 15 de dezembro, tendo a oportunidade de apresentar seu trabalho para acriadores, especialistas, realizadores e importantes players – empresas do setor audiovisual, como emissoras de televisão, distribuidoras, produtoras e organizações que operam no segmento de streaming, como Canal Brasil, Vitrine, Descoloniza Filmes, Prime Box, Olhar Distribuidora, dentre outros.
Já nas Rodadas de Negócios, os players selecionam os projetos que interessam para suas empresas e atendem os realizadores individualmente e presencialmente de 12 a 15 de dezembro, nas instalações do hotel-sede do festival.
Para participar da Clínica de Projetos, das Rodadas de Negócios e dos Pitchings Abertos do Ambiente de Mercado, é necessário realizar a inscrição até o dia 26 de novembro. Os formulários de inscrição estão disponíveis no site do festival www.festcinebrasilia.com.br e também mais abaixo, na descrição de cada atividade.
OFICINAS
Nesta edição, as oficinas acontecem entre os dias 11 e 15 de dezembro, entre 14h e 17h, de forma virtual pela plataforma Zoom. Os temas das atividades da edição de 2023 são: Preparação de Projetos e Produtores para Mercados Audiovisuais, com Krishna Mahon; Funcionamento de Salas de Roteiro, com Francine Barbosa; Desenho de Audiência: Novos Caminhos Para Distribuição e Comercialização de Filmes Brasileiros, com Marina Tarabay; Curadoria e Programação de Cinema no Brasil – Pesquisas, Conceitos e Práticas, com Pedro Azevedo; e Produção Executiva – Modelos e Aplicação, com Flávia Santana.
As inscrições para as oficinas seguem abertas até dia 3 de dezembro através dos formulários disponíveis no site do festival e nas descrições abaixo.
MASTERCLASS
Outro destaque desta edição é a masterclass “Cinemas fora do eixo representando o Brasil no mundo” com o cineasta Gabriel Martins, diretor do longa “Marte Um”, que em 2022 obteve o reconhecimento internacional ao ser selecionado para representar o Brasil na corrida pelo Oscar, consolidando uma trajetória de sucesso tanto em festivais quanto no circuito comercial. Neste contexto, Minas Gerais se consolida progressivamente como um polo cinematográfico de destaque, evidenciando uma produção volumosa e consistente na cena nacional.
Diante desse cenário, no dia 10 de dezembro, das 17h às 19h, no Museu Nacional da República, Gabriel Martins, apresenta sua experiência de sucesso no Brasil e na internacionalização do filme. A ideia é que ele aborde quais as possibilidades tangíveis que um cinema não hegemônico pode vislumbrar, proporcionando insights sobre os desafios e oportunidades que se apresentam para cineastas que buscam trilhar caminhos alternativos e alcançar projeção global.
As inscrições vão até dia 3 de dezembro, através de formulário online disponível no link: bit.ly/masterclassFBCB
SERVIÇO – INSCRIÇÕES ATIVIDADES FORMATIVAS E AMBIENTE DE MERCADO DO FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Inscrições Ambiente de Mercado: Até 26 de novembro
Inscrições Oficinas: Até 3 de dezembro
Onde se inscrever? www.festcinebrasilia.com.br
—
CLÍNICA INDIVIDUALIZADA DE PROJETOS com Marton Olympio
Data: 10 a 15 de dezembro, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Local: Infinu – CRS 506 Bloco A Loja 67 ao lado Praça das Avós, SHCS
Vagas: 6 projetos com atendimento personalizado e 2 projetos ouvintes
Pré-requisito: experiência no mercado audiovisual
Inscrições até 26 de novembro
bit.ly/clínicadeprojetosFBCB
A atividade é um evento exclusivo, com participantes selecionados por meio de um processo de escolha prévia. Contará com a presença de 6 projetos (cada um com até 2 representantes) e 2 projetos de ouvintes (também com até 2 representantes). A dinâmica se estenderá por 6 horas diárias, ao longo de 4 dias, oferecendo uma imersão intensiva.
Durante a clínica individualizada de projetos, serão explorados 6 eixos cruciais: arco narrativo, construção de personagens, aprimoramento do roteiro, refinamento da sinopse e bíblia, elaboração de plano de negócios e estratégias de comercialização, e técnicas de pitching. Este formato visa fornecer uma abordagem abrangente para impulsionar e aprimorar os projetos apresentados, proporcionando uma experiência rica em aprendizado e desenvolvimento criativo para os participantes selecionados.
Sobre o facilitador: Marton Olympio é diretor e roteirista. Escreveu e dirigiu as séries Musas (Canal Brasil) e A Dona da Banca. Foi roteirista das séries Natália (TV Brasil), As canalhas (GNT), Santo Forte (AXN), e Prata da Casa (FOX) e dos longas Sequestro Relâmpago (2018), Alemão 2 (2020). Na Globo foi autor de Cidade dos Homens (2018) e chefe de sala de Marielle, O Documentário (2020). Na Paramount foi head do hub de Conteúdos Narrativas Negras e o criador da série Anderson Spider Silva. Se prepara para dirigir em 2024 uma série que criou para a Disney e seu primeiro longa, com a Gullane.
PITCHINGS
Data: 15 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Hplus Vision Executive – Área Especial A, SHN Q. 1 Bloco F – Asa Norte
Inscrições até 26 de novembro junto com a Clínica de Projetos*
bit.ly/clínicadeprojetosFBCB
RODADAS DE NEGÓCIOS
Data: 12 a 15 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Hplus Vision Executive – Área Especial A, SHN Q. 1 Bloco F – Asa Norte
Inscrições até 26 de novembro
bit.ly/rodadasFBCB
MASTERCLASS
“Cinemas fora do eixo representando o Brasil no mundo”, com Gabriel Martins
Data: 10 de dezembro, das 16h às 18h
Local: Museu Nacional da República
Vagas: 85
Inscrições até 03 de dezembro
bit.ly/rodadasFBCB
SOBRE AS OFICINAS
Oficina Preparação de Projetos e Produtores para Mercados Audiovisuais
Facilitadora: Krishna Mahon
Data: 11 e 12/12, das 14h às 17h
Vagas: 50
Inscrições até 3 de dezembro
bit.ly/pppma
Numa sessão de perguntas e respostas, Krishna Mahon vai apontar caminhos para vender seu projeto de documentário, longa ou série. Ela ensinará técnicas de pitching e estratégias para rodadas de negócios para que roteiristas e produtores se sintam mais seguros nas negociações em eventos de mercado audiovisual, tanto nacionais quanto internacionais, e consigam construir relações duradouras. Os participantes poderão também trazer um projeto e apresentá-lo para sanar dúvidas e entender como torná-lo ainda mais atraente para possíveis parceiros.
Sobre a facilitadora: Krishna Mahon, apresentadora do SexPrivé na Band, é uma jornalista e cineasta notável, indicada ao Emmy, com uma impressionante coleção de dezenas de prêmios nacionais e internacionais por seus documentários e séries. Atuou como produtora executiva na Discovery nos EUA e desempenhou o papel de diretora de conteúdo nos canais History. Além de sua carreira na televisão, Krishna é a fundadora e patrona da Imprensa Mahon, um canal multiplataforma sem fins lucrativos dedicado à informação e ao incentivo ao setor audiovisual. Ela também é uma das fundadoras e administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil, contribuindo ativamente para o movimento Mais Mulheres.
Oficina Funcionamento de Salas de Roteiro
Facilitadora: Francine Barbosa
Data: 11 e 12/12, das 14h às 17h
Vagas: 18
Inscrições até 3 de dezembro
bit.ly/3SR6LWT
A oficina explora o ambiente das salas de roteiro, abordando as funções dos participantes e o processo de trabalho. Durante a atividade, serão debatidos temas relacionados ao impacto criativo nas obras, proporcionando uma compreensão mais profunda do cenário das salas de roteiro e seu papel no desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Sobre a facilitadora: Francine Barbosa desempenhou o papel de roteirista em diversas séries notáveis, incluindo “A Revolta dos Malês” (SescTv), “Irmandade” (Netflix), “As Five” (Globoplay), Libertários (TV Cultura) e Sentença (Prime Video). No campo cinematográfico, colaborou com diretores no desenvolvimento de suas obras autorais, contribuindo para os longas-metragens “Castela”, dirigido por Dea Ferraz, e “Cidade Pássaro”, dirigido por Matias Mariani (uma coprodução Brasil-França que estreou mundialmente na Berlinale 2020).
Além disso, atuou como consultora de roteiro em dezenas de projetos de longas-metragens e obras seriadas. Sua experiência a levou a integrar comitês de seleção em instituições renomadas, como Brlab, Ministério da Cultura, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e Fundo Avon do Audiovisual, entre outros. Desde 2015, Francine também compartilha seus conhecimentos como professora de roteiro.
Oficina Desenho de Audiência: Novos Caminhos para Distribuição e Comercialização de Filmes Brasileiros
Facilitador: Marina Tarabay
Data: 13 e 14/12, das 14h às 17h
Vagas: 30
Inscrições até 3 de dezembro
bit.ly/49Sw6FZ
O Desenho de Audiência é um conjunto de ferramentas valioso para pensar a comunicação do projeto com suas audiências e traçar estratégias de distribuição desde o desenvolvimento. A oficina traz definições, formas de aplicação, bem como exemplos práticos de como a metodologia do Desenho de Audiência pode contribuir na distribuição e comercialização audiovisual de filmes.
Sobre a facilitadora: Marina Tarabay é distribuidora, comunicadora e pesquisadora. Formou-se em Publicidade pela ESPM com pós em Jornalismo na Cásper Líbero e atualmente cursa mestrado no Póscom/UFBA. Pesquisa recepção audiovisual, estudando o público das plataformas de streaming. Foi gerente de marketing na Vitrine Filmes e gerente de lançamentos na Elo Studios. Fundou a Fistaile, empresa de distribuição e desenho de audiência.
Oficina Curadoria e Programação de Cinema no Brasil – Pesquisas, Conceitos e Práticas
Facilitador: Pedro Azevedo
ata: 13 e 15/12, das 14h às 17h
Vagas: 25
Inscrições até 3 de dezembro
bit.ly/3QQE9uq
A oficina “Curadoria e Programação de Cinema no Brasil – Pesquisas, Conceitos e Práticas” tem como propósito mapear experiências recentes de curadoria cinematográfica no Brasil. Isso inclui não apenas o âmbito institucional de salas de exibição com enfoque em repertório e formação de público, mas também mostra e festivais fundamentais que compõem o calendário anual de difusão do cinema nacional e estrangeiro. Simultaneamente, a oficina busca construir fundamentos teóricos relacionados ao papel do curador de arte na contemporaneidade, reconhecendo a natureza multidisciplinar intrínseca a essa prática.
Ao invés de seguir uma abordagem metodológica rígida, a oficina adota uma postura aberta à exploração de um modelo de pesquisa curatorial especulativa. Isso implica conceber a curadoria não apenas como um fim em si mesma, mas como uma forma de pensamento capaz de influenciar a arte e o mundo. O interesse central é confrontar e desconstruir algumas definições fundamentais sobre o papel do curador, compreendendo como a curadoria e a programação de cinema podem constituir uma rede discursiva autônoma. Este gesto experimental de criação visa reelaborar significados, gerar diferença, dar visibilidade às imagens submersas, desarmar dispositivos hegemônicos de representação dos sujeitos históricos e dialogar intimamente com os artistas.
Sobre o facilitador: Pedro Azevedo é pesquisador e curador independente de cinema. Ex-curador do Cinema do Dragão e coordenador de acervo e pesquisa do MIS-CE. Mestre em estudos de arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Pedro concentra sua pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte. Atuou como curador do Cinema do Dragão de 2013 a 2022, organizando mostras e festivais, como Retroexpectativa e FAROL.
Entre 2022 e 2023, foi Coordenador de Acervo e Pesquisa do Museu da Imagem e do Som do Ceará, e atualmente é diretor artístico da plataforma Colo. Além de contribuir como crítico para o Jornal O Povo, participou da diretoria da Abraccine de 2019 a 2023, integrando júris em festivais nacionais e coordenando o projeto Sessão Abraccine. Ministrou oficinas de crítica e curadoria para instituições como Unifor e MIS-CE. Como curador, destacam-se seus trabalhos na mostra À Nordeste no Sesc 24 de Maio, no 55o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na exposição Passeio Noturno no MIS-CE, além da recente participação no corpo curatorial do XIV Janela Internacional de Cinema do Recife.
Oficina Produção Executiva – Modelos e Aplicação, com Flávia Santana.
Facilitadora: Flávia Santana
ata: 14 e 15/12, das 14h às 16h
Vagas: 20
Inscrições até 3 de dezembro
bit.ly/46rJaPY
A oficina tem como objetivo proporcionar uma introdução aos processos de realização de uma obra sob a perspectiva da produção executiva. Serão abordados temas como modelos de produção, o papel da produção executiva/criativa, organograma de equipe, cronograma, orçamento, e outras questões pertinentes a essa função.
Sobre a facilitadora: Flávia Santana atua como diretora executiva na Mulungu Realizações Culturais e possui mais de 10 anos de experiência no campo audiovisual. Com um currículo abrangente, ela produziu mais de 15 curtas-metragens, três longas-metragens e duas séries documentais. Além disso, é a produtora executiva do longa-metragem de ficção “RECEBA!”, dirigido por Pedro Perazzo e Rodrigo Luna. Este filme recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular nos festivais Panorama Internacional Coisa de Cinema e Cine PE. Flávia também desempenha a função de produtora executiva em dois longas documentais em fase de pós-produção: “CAIS”, dirigido por Safira Moreira, e “MENARCA”, dirigido por Lara Carvalho.