Área Restrita

[logout url=’https://festcinebrasilia.com.br/login/’]

OFICINAS

Na 57ª edição do Festival de Brasília são realizadas seis oficinas gratuitas, sendo cinco presenciais e uma online, nos temas de assistência de direção, atuação infantil, produção audiovisual para o público infanto-juvenil, animação e jogos digitais, audiovisual com IA e produção virtual para o audiovisual. Os participantes foram selecionados através de inscrição aberta de 29 de outubro a 15 de novembro. Confira as atividades apresentadas em 2024: 

Oficina de Produção Virtual com Diogo Costa Pinto

Data: 4 a 6 de dezembro
Horário: a partir das 14h (turno vespertino)
Local: Faculdade IESB – SGAS Quadra 613/614, Via L2 Sul, bloco H – Laboratório HC2

Explore a produção virtual em uma oficina prática e teórica. A atividade aborda o histórico das tecnologias de produção virtual, suas transformações e avanços até os dias de hoje. Aprenda o básico da Unreal Engine (ferramenta de criação em 3D) para criar ambientes de simulação cinematográfica, essenciais para planejar cenas e compartilhar com os departamentos técnicos antes das filmagens. Conheça também algumas ferramentas de ICVFX (in-camera vfx) que podem criar efeitos visuais em tempo real diretamente na câmera.

Diego Costa Pinto

Diogo Costa Pinto é diretor de tecnologia na Quanta (@estudiosquanta). Desenvolve ferramentas e processos para produções criativas, como produções virtuais para cinema, sistemas de visualização em tempo real, realidade virtual e design de interação. Diogo usa novas tecnologias a serviço da expressão criativa, misturando múltiplas mídias para criar e exibir conteúdos.

Oficina de Audiovisual com Inteligência Artificial com Victor Lima e Mike Araujo

Data: 3 e 4 de dezembro
Horário: a partir das 13h30 (turno vespertino) 
Local: Jovem de Expressão – St. M EQNM 18/20 Praça do Cidadão, Bloco C – Ceilândia

Oficina prática sobre o uso de IA como recurso no audiovisual, nesta oficina apresentamos os conceitos básicos de Inteligência Artificial (IA) aplicados ao audiovisual, explorando ferramentas gratuitas que permitem o uso da IA em diversas etapas da produção audiovisual. O objetivo é demonstrar como a IA pode ser utilizada desde a geração e criação de roteiros e prompts até a edição de vídeo, manipulação de áudio e automatização de efeitos sonoros. Ao longo da oficina, os participantes terão a oportunidade de criar roteiros com o auxílio da IA, aprender a gerar prompts personalizados, inserir efeitos sonoros de forma automatizada e explorar ferramentas de edição de vídeo que facilitam o trabalho criativo. Para participar é importante levar celular ou computador com aplicativo ou programa de edição favorito já instalado e fones de ouvido. Não são necessárias experiências avançadas com audiovisual visto que a oficina é introdutória.

Victor Lima

Victor Lima é Licenciado em Artes Visuais pela UnB e um dos responsáveis pelo Instituto MeViro (@institutomeviro), uma OSC que atua na educação através de diferentes projetos. Atualmente, trabalhamos com formação de professores do Ensino Médio Público e Privado para reduzir a evasão escolar. Além disso, temos o Profy, uma plataforma de IA que auxilia os professores com sua prática pedagógica, incluindo metodologias ativas e diferentes estratégias de ensino.

Mike Araújo

Mike Araújo é publicitário, graduado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Fundador e diretor do Instituto Commbne — comunicação baseada em inovação, raça e etnia. Atua como especialista em design audiovisual no PNUD/ONU e possui ampla experiência como produtor audiovisual, social media, designer e analista de dados. Destaca-se pela produção de mais de 200 videoaulas em diversas áreas, incluindo os projetos Academia do Futuro (MeViro) e Nanum Coreano.

Oficina de desenvolvimento visual e criação de portfólio para os mercados de animação e jogos digitais, com Monique Alencar

Data: 5 a 7 de dezembro
Horário: a partir das 14h (turno vespertino)
Local: Cine Brasília – Asa Sul EQS 106/107

Focada nos mercados de animação e jogos digitais, a oficina trabalha aspectos do processo criativo para estas áreas, da pesquisa à técnica necessária para dar vida a ilustrações que compõem o desenvolvimento visual para estes formatos. A atividade também foca na criação de portfólio de destaque para atuação nestes mercados.

Não há pré-requisito para a oficina. A atividade é voltada para interessados em aprender mais sobre a área de VisDev (visual development artist) para trabalhar no mercado de animação e games.

Para o melhor aproveitamento da atividade, é recomendado levar sketchbooks, ipads ou tablets para poder fazerem anotações e indicações visuais dos conteúdos que serão apresentados, mas nenhum desses itens é obrigatório.

Monique Alencar

Monique Alencar (@nickyzilla) é uma artista especializada em Desenvolvimento Visual (Vis Dev) e cria conceitos que dão vida a personagens e cenários para animações e jogos. Suas ilustrações equilibram criatividade e funcionalidade, oferecendo soluções visuais cativantes, sempre aproveitando a chance de contar histórias através de seus elementos. Ela tem se destacado por sua versatilidade e habilidade em capturar a essência narrativa em suas artes, colaborando com empresas como Supercell, Hype Animation, e mais. 

Oficina de Assistente de Direção com Thiago Sutir

Data: 5 a 7 de dezembro
Horário: a partir das 9h (turno matutino)
Local: Cine Brasília – Asa Sul EQS 106/107

O assistente de direção é como um jogador de xadrez: organiza as peças, antecipa movimentos e adapta o jogo conforme ele acontece, sempre pensando no próximo passo. É o profissional que coordena as etapas de uma produção audiovisual, alinhando equipes, planejando cronogramas e garantindo que cada cena se desenvolva com fluidez e precisão.

Nesta oficina, exploraremos de forma prática e objetiva o papel do assistente de direção nas etapas de uma produção, desde a análise inicial do roteiro até o planejamento detalhado e o dia a dia no set. Os participantes compreenderão o uso das ferramentas essenciais, a organizar cronogramas e ordens do dia e a lidar com imprevistos, sempre mantendo a comunicação e a eficiência no centro do trabalho.

Recomendações para os Participantes:

  • ⁠  ⁠Caderno ou bloco de notas para anotações.
  • ⁠  ⁠Tablet ou notebook para exercícios práticos (se disponível).

Thiago Sutir

Nascido em Brasília, atua como assistente de direção no mercado audiovisual. Formado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e em Cinema pelo Centro Educacional Superior de Brasília (IESB), iniciou sua trajetória como assistente de direção em 2011 no filme “Faroeste Caboclo” do diretor René Sampaio. Desde então, trabalhou em mais de 30 longas e séries, incluindo o filme “Flores Raras”, de Bruno Barreto, as três temporadas da série “DOM” de Breno Silveira, e, mais recentemente, a série Senna, de Vicente Amorim e Júlia Rezende, com estreia marcada para 29 de novembro na Netflix. Em 2024, concluiu um master em ficção para diretores na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) em Cuba, ampliando sua visão sobre o potencial criativo e social do cinema.

Meu Pequeno Ator: método de atuação audiovisual para pais e filhos com Nanda Rocha e Larissa Mauro

Data: 30 de novembro e 1 de dezembro
Horários:
30/11, a partir das 14h (turno vespertino) 
1/12, a partir das 9h (turnos matutino e vespertino) 
Local: Cine Brasília – Asa Sul EQS 106/107

A oficina “Meu Pequeno Ator”, desenvolvida por Larissa Mauro e Fernanda Rocha, é uma proposta inovadora que visa preparar de forma lúdica e divertida atores mirins e seus responsáveis para o mercado audiovisual. Com a experiência acumulada na preparação de jovens talentos, as facilitadoras perceberam a necessidade de envolver os responsáveis no universo artístico de seus filhos.

A oficina oferece uma vivência prática do processo de produção de uma cena gravada. Serão dois dias de muita diversão e aprendizado, onde serão abordados os princípios básicos da atuação para câmera, técnicas de enquadramento, jogos lúdicos de improviso, imaginação, comunicação, relação, escuta ativa, análise de texto, construção de personagens e direção de atores.

O método “Meu Pequeno Ator” é pioneiro no mercado nacional e promove uma experiência inesquecível e enriquecedora entre pais e filhos, fortalecendo os laços a partir da vivência artística. A oficina é voltada para jovens atores de 8 a 15 anos e é indispensável a presença de um responsável por ator (os responsáveis farão parte da prática). É imprescindível a presença e disponibilidade para os dois dias de oficina e que o responsável tenha celular com câmera e espaço para gravar. Recomenda-se roupas confortáveis para brincar.

Larissa Mauro e Fernanda Rocha

Larissa Mauro e Fernanda Rocha são atrizes e preparadoras renomadas na atuação infanto-juvenil. Juntas, fundaram a Zona Atuante, uma comunidade artística que se dedica à pesquisa e à difusão de métodos de atuação. Elas têm experiência em projetos como “B.A: O Futuro Está Morto” (HBO), “Franjinha e Milena: em Busca da Ciência” (Max), “Turma da Mônica Origens” (Globoplay) e “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” (Cinema). Além de serem premiadas em festivais como Gramado e Brasília, criaram o método “Meu Pequeno Ator”, que prepara pais e filhos para o mercado audiovisual.

Oficina de criação de obras audiovisuais para o público infantojuvenil com Janaína Tokitaka

Data: 2 a 5 de dezembro
Horários: a partir das 9h (turno matutino)
Oficina online: link disponibilizado pela produção do evento aos participantes

Nesta oficina com exposições teóricas e exercícios práticos, os participantes se debruçam sobre o universo audiovisual para infância e adolescência. Serão analisadas obras exemplares infantojuvenis em diversas linguagens: live action, animação tradicional e animação 3D. Nos exercícios práticos, os alunos entrarão em contato com aspectos criativos próprios do recorte, como construção de universo e personagens, tendo como produto final, uma mini bíblia de série ou longa-metragem infantojuvenil e autoral.

É interessante que os participantes tenham conhecimentos básicos de software de roteiro (Final Draft, Writer Duet, etc) e um projeto para ser discutido em sala, porém não é obrigatório.

Janaina Tokitaka

Janaina Tokitaka (@jtokitaka) é escritora, roteirista e especialista em narrativas infantojuvenis. É criadora e roteirista da série de ficção científica “Mila no Multiverso”, produção original Disney e realizou a adaptação e roteirizou a série da Netflix “De volta aos 15”, baseada na obra de Bruna Vieira. Seu livro “Pedro vira Porco Espinho” foi contemplado pelo projeto Leia com uma criança, do Itaú Social, sendo lido por crianças em todo o país. Em breve lança pela Companhia das Letras a coleção “Canoa”, em que reconta contos de fada clássicos de maneira inclusiva, contemporânea e divertida.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.