NOTÍCIAS

Quarta noite da Mostra Competitiva Nacional é marcada por discursos sobre inclusão das pessoas com deficiência

Mostra Competitiva Nacional | Foto: Humberto Araujo

A noite de quarta-feira (4) foi marcada por discursos sobre invisibilidade e luta por acessos e direitos das pessoas com deficiência – PcDs na sociedade brasileira. O protagonista de E Assim Aprendi A Voar (RO), Guilherme Sussuarana, cativou toda a plateia do Cine Brasília, ensinando como fazer uma correta auto-descrição para pessoas com deficiência visual. 

A apresentação do filme de Antonio Fargoni teve ampla adesão da comunidade PcD que acompanha todos os dias as exibições no cinema, através da audiodescrição ao vivo e das legendas em segunda tela. Na sequência, a apresentadora Gleici Damasceno convocou o time de Mãe do Ouro (MG), de Maick Hannder, e do aplaudido longa Enquanto o Céu Não me Espera (AM), de Christiane Garcia, protagonizado por Irandhir Santos. 

Nesta quinta (5), às 20h em Taguatinga, Gama e Planaltina, e 21h no Cine Brasília, serão exibidos os curtas Descamar (DF), de Nicolau, e Kabuki (SC), de Tiago Minamisawa, e o longa Salomé (PE), de André Antonio.

Mostra Brasília lota o Cine Brasília na noite de quarta-feira (4)

Com apresentação da atriz Juliana Drummond, a segunda noite de exibições da Mostra Brasília – 26º Troféu Câmara Legislativa lotou o Cine Brasília na noite da última quarta-feira (4). Com uma fila que preencheu todo o hall e se alongou pela lateral do cinema, e com grande expectativa para exibição dos filmes, a noite foi marcada pela exibição dos filmes ONA, de Clara Maria e M4vi Afroindie; Manual do Herói, de Fáuston da Silva; e Manequim, de Danilo Borges e Diego Borges.

A Mostra Brasília – 26º Troféu Câmara Legislativa, assim como a Competitiva Nacional, acontece na Sala Vladimir Carvalho e possui, ao término das sessões, votação pelo júri popular por meio de QR Code impresso nos ingressos de acesso às quatro salas de exibição no Cine Brasília e nas RAs.

Nesta quinta-feira (5), serão exibidos os curtas Xarpi, de Rafael Lobo, e Via Sacra, de João Campos; além do longa-metragem documental A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão.

Mostras paralelas com programação recheada nesta quinta 

Na programação desta quinta-feira (5), o público também poderá assistir gratuitamente às mostras paralelas Caleidoscópio, A Formação dos Brasis e Festival dos Festivais.

Às 15h, na Sala Vladimir Carvalho, o quarto dia da competitiva Mostra Caleidoscópio apresenta Future Brilliant, estreia de Abílio Dias na direção de longas-metragens. O documentário acompanha o próprio diretor em visita à sua família no interior de São Paulo, com ênfase em sua relação com a irmã, Gisele, que é tetraplégica e sonha em ser professora de inglês.

Às 17h, na Sala de Cinema 2, Mariana Jaspe apresenta o filme Quem é Essa Mulher? pela mostra A Formação dos Brasis: um road movie documental sobre duas mulheres negras, separadas cronologicamente por um século, cujas histórias se cruzam pelas estradas da Bahia.

Às 19h, também na Sala de Cinema 2 e pela mostra Festival dos Festivais, o longa-metragem A Queda do Céu, de Eryk Rocha e  chega a Brasília depois de passar por Cannes e pela Mostra de SP, apresentando uma cosmologia Yanomami, a partir dos escritos do xamã Davi Kopenawa e o antropólogo francês Bruce Albert. 

SERVIÇO –  57º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

Data: Até 7 de novembro
Local: Cine Brasília (106/107 Sul), Cia. Lábios da Lua (Gama), Centro Universitário Estácio (Pistão Sul, Taguatinga) e Complexo Cultural de Planaltina.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) somente para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília. Entrada franca mediante retirada prévia de ingressos para as demais sessões.
Programação completa: festcinebrasilia.com.br.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.