Além da inédita projeção em 4K, exibições de Brasília terão sistema de processamento de áudio e servidores Dolby
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com a organização da sociedade civil Amigos do Futuro, anunciou, nesta quarta-feira (29/11) a programação oficial do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Referência nacional, o mais longevo festival de cinema do país ocupa mais uma vez o Cine Brasília, entre os dias 09 e 16 de dezembro de 2023, exibindo produções realizadas em todas as cinco regiões do Brasil, marcadas pela diversidade de vozes, de narrativas e de estéticas, desde o cinema indígena à produção urbana periférica e dos interiores do Brasil.
O primeiro Troféu Candango de 2023 já tem dono. O veterano ator Antonio Pitanga será o grande homenageado desta 56ª edição e receberá a estatueta pelo conjunto de sua obra na noite de abertura. A trajetória do artista, assim como a do Festival de Brasília, remete a uma linha do tempo de resistência na produção audiovisual, dos anos 1960 até os dias de hoje. Antonio e o festival permanecem fundamentais para o imaginário artístico do país.
Após bater recorde de filmes inscritos (1.269 títulos, sendo 984 curtas e 285 longas), o 56º Festival de Brasília apresenta seis longas-metragens e 12 curtas na Mostra Competitiva Nacional; quatro longas e oito curtas do 25º Troféu Câmara Legislativa – Mostra Brasília, voltado para as produções do DF; e mais de 20 títulos nas mostras paralelas (Outros Olhares, Coproduções e Festivalzinho).
Sob a direção artística da cineasta, curadora e atriz Anna Karina de Carvalho, a 56ª edição do Festival de Brasília reúne uma programação vasta, com filmes que refletem a diversidade narrativa e estética de expressões brasileiras. Os selecionados para as mostras competitivas nacionais serão remunerados com cachê de seleção nos valores de R$ 30 mil para longas-metragens e R$ 10 mil para curtas. Na Mostra Brasília, o audiovisual candango concorre a R$ 240 mil reais em prêmios concedidos pelo 25º Troféu Câmara Legislativa
“A programação fecha o ano de 2023 com um suco narrativo de ‘Brasis’, que pouco foram exibidos nas telas do país e que dão um panorama real da produção atual”, atesta a diretora artística.
A grande novidade desta edição é a incorporação de tecnologia 4K para todas as exibições, iniciativa da organização da sociedade civil Amigos do Futuro, que aproxima a projeção das maiores tendências do mercado exibidor audiovisual mundo afora. Além da alta definição em tela, outro investimento técnico incorpora o uso de processadores de áudio e servidores Dolby, o que garantirá qualidade nunca antes vista para o público frequentador do evento.
De acordo com o presidente da 56ª edição, Fernando Borges, “o investimento na atualização tecnológica do festival foi prioritário para este momento pulsante que o cinema brasileiro vive. O Festival de Brasília sempre impulsionou tendências do mercado nacional, e os investimentos em tecnologia de ponta em 2023 colocam mais uma vez o evento no rol dos mais importantes festivais no país”.
A programação do festival também será composta por oficinas online, seminários e encontros setoriais, masterclass e atividades de aceleração de projetos para o mercado. As cinco oficinas formativas serão conduzidas de maneira virtualmente, por meio da plataforma Zoom, de 11 a 15 de dezembro, durante o festival. As inscrições estão abertas até 3 de dezembro. Já as atividades do Ambiente de Mercado, como a Clínica de Projetos, os encontros com players, os Pitchings e as Rodadas de Negócios, ocorrem de forma presencial entre 10 e 15 de dezembro, com programação em dois lugares: o Hotel Vision Plus e o Espaço Cultural Renato Russo. O espaço da W3 Sul também será a casa para os Seminários e Encontros Setoriais, e o Auditório II do Museu da República receberá uma masterclass com o realizador mineiro Gabriel Martins,o premiado diretor de “Marte Um”.
Para Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa, “o Festival de Brasília movimenta toda cadeia de produção na economia criativa, gerando empregos e oportunidades, além de evidenciar a riqueza cultural e das produções artísticas do nosso país e da nossa cidade”.
Por este motivo, o secretário estará presente em duas aberturas oficiais: nos Complexos Culturais de Planaltina e Samambaia, no dia 10 de dezembro. Em Planaltina, haverá uma sessão da Mostra Competitiva Nacional no domingo, uma da Mostra Brasília na quarta (13), e duas sessões da programação infantil do Festivalzinho, na quarta e quinta-feira (13 e 14). Em Samambaia, a Mostra Competitiva Nacional ganha exibições de todas as sessões sempre às 20h, com direito a voto do público pelo júri popular, com as mesmas regras de votação no Cine Brasília – voto online até 1h30 depois do fim da sessão, com uso de código aleatório para validação.
Nesta edição, Brasília aposta também em acessibilidade 360. Além da tradução para Libras nas cerimônias de abertura e encerramento, o festival disponibilizará um receptivo especializado para atender e guiar as pessoas com deficiência que chegarem para assistir aos filmes. As sessões das mostras Competitiva Nacional e Brasília terão legendagem descritiva para pessoas surdas e audiodescrição para pessoas cegas, acessíveis por aplicativo de celular – mesmo aqueles que não dispunham originalmente destes recursos. O festival investe ainda em sessões exclusivas com acessibilidade no Festivalzinho e estrutura para garantir o fluxo de pessoas com mobilidade reduzida na Praça de Alimentação.
A 56ª edição do FBCB conta com apoio do Cine Brasília, Canal Brasil e Canal Like. Confira a programação de filmes:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL – LONGAS
A seleção oficial da Mostra Competitiva Nacional do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro terá na programação longas-metragens de cineastas estreantes e consagrados, além de importantes representações do cinema produzido por mulheres, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas pretas, muitas já conhecidas, inclusive, premiadas em anos anteriores do festival.
Deste modo, a programação foi pensada para representar a diversidade brasileira em tela. Entre os longas-metragens selecionados, “A Transformação de Canuto”, produção pernambucana e paulista dirigida pelo cineasta indígena Ariel Kauray Ortega e por Ernesto de Carvalho, aborda a comunidade Mbyá-Guarani na divisa brasileira com a Argentina, por meio de uma reconstituição cinematográfica sobre a lenda de um homem que se transformou em onça.
Do Distrito Federal, “Cartório de Almas” é a estreia do diretor brasiliense Leo Bello na Mostra Competitiva Nacional. Premiado por obras anteriores no gênero do cinema fantástico, este seu segundo longa-metragem de ficção narra a história da mais nova funcionária contratada pelo tal cartório do além. Aos 126 anos, ela tem como função protocolar as motivações de quem renunciou à eternidade. Em “Nós Somos o Amanhã”, ficção de São Paulo, Lufe Steffen, referência do cinema LGBTQIA+, mergulha numa viagem no tempo que leva uma professora de música de volta aos anos 1980, para ensinar as pessoas a lutarem contra o bullying, a perseguição e a intolerância racial, de gênero e de sexualidade na sociedade da época.
A seleção de longas traz de volta à capital nomes já consagrados no festival. A cineasta carioca Sandra Kogut, jurada na 54ª edição do evento, conhecida pelos longas “Mutum” (2007), “Campo Grande” (2015) e “Três Verões” (2019); o premiado diretor carioca Allan Ribeiro, vencedor do Candango de melhor direção de arte e edição por “Esse Amor que Nos Consome” em 2012; e o diretor mineiro André Novais, que participa pela quarta vez do festival, após sagrar-se grande vencedor da 51ª edição, com o longa “Temporada” (2018).
Nesta edição, Sandra Kogut apresenta o documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”, um olhar sobre os turbulentos meses do período eleitoral de 2022 que culminaram na invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano. Allan Ribeiro mais uma vez recorre à linguagem poética para refletir sobre o cotidiano em “Mais um Dia, Zona Norte”, no qual mostra as transformações na rotina de trabalhadores da periferia do Rio. E André Novais traz sua nova ficção ambientada em Contagem (MG), “o Dia Que Te Conheci”, sobre a vida do bibliotecário Zeca, cuja rotina é interrompida após conhecer uma moça chamada Luisa.
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL – CURTAS
Na seleção de curtas-metragens, o 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro reforça sua vocação para trazer questões urgentes da sociedade, sob as mais diversas perspectivas geográficas, de gênero e de raça. Dois curtas do Distrito Federal documentam comunidades autóctones. “A Fumaça e o Diamante”, de Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida é uma coprodução entre Amazonas e DF que acompanha o reencontro de uma família Yanomami. “Vão de Almas”, dirigido por Edileuza Penha e Santiago Dellape, mergulha no imaginário do Quilombo Kalunga na região de Cavalcante (GO).
Do Espírito Santo, vem “Remendo”, de Roger Ghil (GG Fákọ̀làdé), que evoca a espiritualidade anticolonial; de Alagoas, a ficção “Queima Minha Pele”, de Leonardo Amorim, aborda a estética queer ambientada no litoral do estado; e do Rio Grande do Sul, “Pastrana”, de Gabriel Motta e da skatista Melissa Brogni, documenta uma homenagem ao amigo e parceiro de rampas que dá nome ao filme, revivendo suas memórias a partir de amigos e familiares. A temática da espiritualidade ainda aparece em outros dois curtas: “Axé Meu Amor”, produção paraibana dirigida por Thiago Costa, ficção sobre uma mãe de santo em busca do sagrado, e “Dona Beatriz Ñsîmba Vita”, dirigido pelo artista mineiro Catapreta, em que uma mulher singular tenta cumprir uma missão divina, inspirada no legado da heroína congolesa Kimpa Vita.
Três produções mergulham nas idiossincrasias da vida urbana para contar histórias de ficção das mais distintas. “Erguida”, dirigido e estrelado pela atriz e diretora Jhonnã Bao, do Coletivo Contraplano, acompanha a resistência de uma jovem poeta da periferia de São Paulo; enquanto “Cidade By Motoboy”, outra produção paulista, mostra as intempéries de um motoboy do interior do estado. “Cáustico”, curta brasiliense de Wesley Gondim, por sua vez, se divide entre realidade e fantasia para narrar a história de mãe e filha em busca de cura para uma misteriosa doença. Completam a lista de postulantes aos Troféus Candangos de curta-metragem os curtas cariocas “O Nada”, do poeta e dramaturgo André Ladeia, do Rio de Janeiro, que adapta um conto do autor russo Leonid Andreiev; e “Helena de Guaratiba”, de Karen Black, estrelado pela diretora, produtora e atriz Helena Ignez, no papel-título de uma senhora que encontra o amor em um bairro pesqueiro do Rio.
25º TROFÉU CÂMARA LEGISLATIVA – MOSTRA BRASÍLIA
Na programação do 25º Troféu Câmara Legislativa – Mostra Brasília, a seleção 2023 dos concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa reúne desde diretores estreantes do Distrito Federal a cineastas veteranos e premiados. Os quatro longas que concorrem nesta categoria são: “Ecos do Silêncio”, o retorno de André Luiz Oliveira, consagrado diretor baiano radicado em Brasília ao cinema de ficção; “Não Existe Almoço Grátis”, documentário de estreia de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, que acompanha uma das cozinhas solidárias do MTST durante a posse de Lula em 2023; “O Sonho de Clarice”, animação surrealista dirigida por Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho; e “Rodas de Gigante”, o aguardado documentário afetivo da atriz e diretor Catarina Accioly sobre um dos maiores personagens da cultura brasiliense, o diretor teatral e multiartista uruguaio Hugo Rodas.
Na seleção de curtas, a Mostra Brasília repete a diversidade de linguagens e temas. São quatro documentários: “A Chuva do Caju”, do premiado Alan Schvasberg (de “Ninguém Nasce no Paraíso”); “Estrela da Tarde, uma espécie de autobiografia de Francisco Rio; “Glitter Carnavalesco: A História do Bloco das Montadas”, registro de Marla Galdino sobre o primeiro bloco de drag queens do DF; e “Só Quem Tem Raiz”, ambientado no Gama e dirigido por Josianne Diniz. Os outros quatro curtas selecionados para a Mostra Brasília são de ficção: “Instante, da diretora Paola Veiga; a animação “A Menina Corina em: Quantos Mundos Cabem em um Mundo Só?, de Luciellen Castro; “Malu e a Máquina”, de Ana Luíza Meneses, voltado ao público infanto-juvenil; e “Nada se Perde”, uma distopia ambientada em Águas Claras, de Renan Montenegro.
MOSTRAS PARALELAS E SESSÕES HORS CONCOURS
Além das mostras competitivas, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro apresenta três mostras paralelas que complementam o panorama de filmes exibidos nesta edição. São elas, a Mostra Outros Olhares, Mostra Coproduções – com programação a ser definida em breve –, e o Festivalzinho, tradicional programação infantil, cuja curadoria foi realizada em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Na Mostra Outros Olhares, quatro títulos apontam para um panorama da produção nacional. Segundo a diretora artística do Festival de Brasília, Anna Karina de Carvalho, é uma forma de apresentar ao público diretores e diretoras com carreira promissora, que abordam temas relevantes. “São vários olhares para o cinema brasileiro, com diferentes temáticas e prismas que demonstram a capilaridade da nossa produção nacional, da animação ao documentário direto, passando pelo cinema indígena e indo para a ficção política”, resume.
Compõem a Mostra Outros Olhares quatro longas-metragens. O primeiro é“A Batalha da Rua Maria Antônia”, melhor filme no Festival do Rio, com projeção no dia 9 de dezembro, às 20h. A obra, um longa em preto-e-branco da cineasta paulista Vera Egito, propõe uma reimaginação da resistência do movimento estudantil aos ataques dos militares à USP, em 1968. Outra produção que compõe a mostra, “Uma Carta para Papai Noel” (RS) sagra o retorno do cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro ao Festival de Brasília, no qual estreou como diretor em 1998, levando o Candango de melhor filme e direção na mostra competitiva de curtas daquele ano. Do Rio de Janeiro, integra a mostra paralela “Crônicas de Uma Jovem Família Preta”, de Davidson D. Candanda, produção que estreou no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. E completa a seleção o novo filme da cineasta e produtora cultural indígena Graciela Guarani, com co-direção de Alice Gouveia: “Sekhdese”.
Com objetivo de estimular e sensibilizar novos públicos, a criançada poderá assistir a uma sessão com 11 curtas-metragens. Destaques para “Brincando de Imaginar”, documentário paranaense sobre uma escola em meio a uma floresta; e as animações “Os Pelúcias” (SP), acerca de dois bichinhos de pelúcia que ganham vida; “Pipas Coloridas” (SP), sobre as férias dos materiais escolares; e “Tom Tamborim” (BA), história de um garoto inquieto e cheio de suingue que só quer saber de batucar.
Além das mostras paralelas, o público poderá assistir a outras duas sessões hors concours. No dia 10 de dezembro, às 18h, será apresentado “Utopia Tropical”, documentário de João Amorim, que traz conversas entre o diplomata Celso Amorim e o escritor, filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky. Esta sessão é beneficente e os ingressos são entregues mediante doação de 1kg de alimento não-perecível.
E, na sessão de encerramento, antes da premiação, o público poderá assistir ao documentário “Raoni – Uma Amizade Improvável”, dirigido pelo cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, mostrando sua história de amizade com o cacique Kaiapó Raoni ao longo de 50 anos, após as filmagens de “Raoni” (1978), longa com Marlon Brando indicado ao Oscar, que projetou o cacique como a mais importante liderança indígena brasileira para o mundo.
EQUIPE CURATORIAL
Sob a direção artística de Anna Karina de Carvalho, a equipe de curadoria foi composta por três comissões com profissionais renomados do audiovisual brasileiro. Os grupos se dividem entre a de Longas e a de Curtas da Mostra Competitiva Nacional, compostas pela direção do festival, e a da Mostra Brasília, formada pela Câmara Legislativa do DF.
Integram a comissão de seleção da Mostra Brasília a professora de Audiovisual Denise Moraes, a atriz e produtora cultural Wol Nunnes, a atriz e arte-educadora Kika Sena, o fotógrafo André Macedo e o professor e cineasta Érico Monnerat. Na comissão de Curtas da Mostra Competitiva Nacional, estão o artista e realizador Antonio Balbino, a produtora Bella Medeiros, a crítica de cinema Cecilia Barroso, o cineasta e jornalista Marcio de Andrade, o cineasta, jornalista e ativista indígena Marcelo Cuhexê e a produtora Anamaria Mühlenberg. Para Longas da Mostra Competitiva Nacional, formam a comissão de seleção o cineasta e presidente da ABCV Péterson Paim, a diretora e produtora executiva Camila de Moraes e as críticas de cinema Flávia Guerra e Lorenna Montenegro. A seleção privilegiou obras inéditas, finalizadas entre 2022 e 2023, excluindo filmes que já se inscreveram em edições anteriores.
ATIVIDADES FORMATIVAS
Em 2023, o Festival de Brasília apresenta cinco oficinas online, três seminários, quatro encontros setoriais, uma masterclass e os debates das mostras Brasília e Competitiva Nacional, o primeiro logo após as sessões, no hall do Cine Brasília, e o segundo na manhã seguinte às exibições, no Hotel Vision Plus. Com todas as atividades gratuitas, somente as oficinas e masterclass demandam inscrição prévia, e estão abertas até 3 de dezembro, pelo site do festival.
No dia 10 de dezembro, o Auditório II do Museu da República recebe a masterclass “Cinemas Fora do Eixo Representando o Brasil no Mundo”, ministrada pelo diretor de “Marte Um”, Gabriel Martins. Ao longo de duas horas, ele rememora seus caminhos como roteirista, fotógrafo, diretor e montador, dos primeiros curtas à sagração de “Marte Um” à seleção como representante do Brasil no Oscar 2023. O Espaço Cultural Renato Russo também será palco para os seminários e encontros setoriais. A programação será lançada em breve.
As oficinas online trazem como temas, “Curadoria e Programação de Cinema no Brasil – Pesquisas, Conceitos e Práticas”, com o pesquisador cearense Pedro Azevedo; “Desenho de Audiência: Novos Caminhos para Distribuição e Comercialização de Filmes Brasileiros”, ministrada pela distribuidora e pesquisadora Marina Tarabay; “Funcionamento de salas de roteiros”, com a roteirista, professora e consultora de roteiros Francine Barbosa; “Preparação de Projetos e Produtores para Mercados Audiovisuais”, com a preparadora para pitchings Krishna Mahon; e “Produção Executiva – Introdução a Modelos e Aplicação”, com Flávia Santana, diretora executiva da Mulungu Realizações Culturais.
AMBIENTE DE MERCADO
Neste ano, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX, o Ambiente de Mercado do Festival de Brasília se fortalece ano após ano. A indústria audiovisual brasileira tem na capital um grande pólo criativo, visto que o incentivo público à produção local de forma contínua vem criando gerações de talentos reconhecidos nacionalmente. Por isso, os maiores nomes do mercado audiovisual nacional confirmaram presença nas Rodadas de Negócio e nos Encontros com Players, ambas com inscrições encerradas.
O objetivo das Rodadas é promover reuniões entre canais, distribuidores e outros agentes do mercado nacional com realizadores e produtores audiovisuais locais. Entre os players confirmados estão: Globo Filmes, Canal Brasil, Sales Agent, Cardume, Descoloniza Filmes, Olhar Filmes, Vitrine/Manequim, Box Brazil, Glaz, Boutique e Paramount. Nos Encontros com Players, a ideia é que estes mesmos canais partilhem de forma breve e coletiva com o mercado local qual tipo de projetos procuram e como acessá-los para apresentação de propostas.
Ainda na programação há a Clínica de Projetos, ministrada por Marton Olympo, roteirista e diretor responsável por séries e filmes de grande sucesso para diferentes canais, entre eles, TV Brasil, GNT, AXN, Paramount, FOX, Canal Brasil e Disney. Seis projetos audiovisuais serão selecionados para esta atividade fechada e, ao longo de quatro dias, serão aprimoradas as ideias sobre o arco narrativo, personagens, roteiro, sinopse, bíblia, plano de negócios e comercialização, culminando em um desenho de pitching para vendas. As inscrições para Clínicas também já se encerraram.
SERVIÇO – 56º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Data: 9 a 16 de dezembro de 2023
Locais: Cine Brasília (106/107 Sul), Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), Complexo Cultural de Planaltina, Complexo Cultural Samambaia, Hotel Vision Plus e Auditório II do Museu Nacional da República.
Ingressos da Mostra Competitiva Nacional a R$ 20,00 e R$ 10,00, à venda na bilheteria do Cine Brasília a partir de duas horas antes de cada sessão. Demais exibições com entrada franca.
Programação completa: festcinebrasilia.com.br
PROGRAMAÇÃO DE FILMES E MOSTRAS
FILME DE ABERTURA
Em breve.
SESSÃO ESPECIAL HORS CONCOURS – ENCERRAMENTO
16 de dezembro às 16h, no Cine Brasília
Raoni – Uma Amizade Improvável
Direção: Jean-Pierre Dutilleux
SESSÃO BENEFICENTE
Doação de 1kg de alimento não-perecível
10 de dezembro às 18h, no Cine Brasília
Utopia Tropical
Direção: João Amorim
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL
LONGAS-METRAGENS
Exibições no Cine Brasília (21h) com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia), e no Complexo Cultural Samambaia (20h) com entrada franca
10 de dezembro
No Céu da Pátria Nesse Instante
Direção: Sandra Kogut
*exibido também no Complexo Cultural de Planaltina, às 20h
11 de dezembro
Mais um Dia, Zona Norte
Direção: Allan Ribeiro
12 de dezembro
Nós Somos o Amanhã
Direção: Lufe Steffen
13 de dezembro
O Dia Que Te Conheci
Direção: André Novais Oliveira
14 de dezembro
Cartório das Almas
Direção: Leo Bello
15 de dezembro
A Transformação de Canuto
Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL
CURTAS-METRAGENS
Exibições no Cine Brasília (21h) com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia), e no Complexo Cultural Samambaia (20h) com entrada franca
10 de dezembro
Cidade By Motoboy
Direção: Mariana Vita
Pastrana
Direção: Gabriel Motta e Melissa Brogni
*exibidos também no Complexo Cultural de Planaltina, às 20h
11 de dezembro
Axé Meu Amor
Direção: Thiago Costa
Erguida
Direção: Jhonnã Bao
12 de dezembro
Helena de Guaratiba
Direção: Karen Black
Remendo
Direção: Roger Ghil (GG Fákọ̀làdé)
13 de dezembro
Dona Beatriz Ñsîmba Vita
Direção: Catapreta
Queima Minha Pele
Direção: Leonardo Amorim
*exibidos também no Complexo Cultural de Planaltina, às 20h
14 de dezembro
Cáustico
Direção: Wesley Gondim
O Nada
Direção: André Ladeia
15 de dezembro
A Fumaça e o Diamante
Direção: Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida
Vão das Almas
Direção: Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
MOSTRA BRASÍLIA
LONGAS-METRAGENS
Exibições no Cine Brasília (18h) com entrada franca
11 de dezembro
O Sonho de Clarice
Direção: Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho
12 de dezembro
Ecos do Silêncio
Direção: André Luiz Oliveira
13 de dezembro
Não Existe Almoço Grátis
Direção: Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel
*exibido também no Complexo Cultural de Planaltina, às 20h
14 de dezembro
Rodas de Gigante
Direção: Catarina Accioly
MOSTRA BRASÍLIA
CURTAS-METRAGENS
Exibições no Cine Brasília (18h) com entrada franca
11 de dezembro
Malu e a Máquina
Direção: Ana Luíza Meneses
A Menina Corina em: Quantos Mundos Cabem em um Mundo Só?
Direção: Luciellen Castro
12 de dezembro
Glitter Carnavalesco: a História do Bloco das Montadas
Direção: Marla Galdino
Instante
Direção: Paola Veiga
13 de dezembro
Nada se Perde
Direção: Renan Montenegro
Só Quem Tem Raiz
Direção: Josianne Diniz
*exibidos também no Complexo Cultural de Planaltina, às 20h
14 de dezembro
A Chuva do Caju
Direção: Alan Schvarsberg
Estrela da Tarde
Direção: Francisco Rio
MOSTRA PARALELA
OUTROS OLHARES
Exibições no Cine Brasília com entrada franca
10 de dezembro, às 14h
Uma Carta Para Papai Noel
Direção: Gustavo Spolidoro
13 de dezembro, horário a confirmar
Sekhdese
Direção: Graciela Guarani e Alice Gouveia
A Batalha da Rua Maria Antônia
Direção: Vera Egito
14 de dezembro, às 14h
Crônicas de Uma Jovem Família Preta!
Direção: Davidson D. Candanda
MOSTRA PARALELA
FESTIVALZINHO
Exibições no Cine Brasília, dias 10 e 16 de dezembro (10h), com entrada franca, e no Complexo Cultural de Planaltina, dias 13 de dezembro (09h) e 14 de dezembro (14h)
A Baleia Mágica
Direção: Douglas Alves Ferreira
Agosto dos Ventos
Direção: Paulo Antunes
Anacleto, o Balão
Direção: Carol Sakura e Walkir Fernandes
Brincando de Imaginar
Direção: Otavio Zucon e Nélio Spréa
Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari
Direção: Andrei Miralha
Cora e os Corais
Direção: Levi Luz e Bia Hetzel
Os Pelúcias
Direção: Vivian Altman e Sergio Pizza
Palavras Mágicas
Direção: Carlon Hardt
Tom Tamborim
Direção: Maria Carolina e Igor Souza
Vovô Joel
Direção: Douglas Gomes
MOSTRA PARALELA
MOSTRA COPRODUÇÕES
Em breve.
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Assessoria de Imprensa Agência Um Nome Produção e Comunicação
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