NA CASA
DO CINEMA
BRASILEIRO.

NOTÍCIAS

55ª edição do Festival de Brasília homenageia Jorge Bodanzky e tem início hoje (14) com exibição do longa Mato Seco em Chamas

Começa hoje (14) o 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais longevo evento do gênero no país. Na noite de hoje (14/11) o público já assiste à primeira sessão da Mostra Competitiva Nacional, no Cine Brasília. Mas, antes, como todo ano, o Festival de Brasília celebra alguns de seus notórios personagens e inciativas. A partir das 19h30, a sessão de abertura contará com a entrega do Troféu Candando ao diretor Jorge Bodanzky, o homenageado deste ano, que terá uma mostra dedicada à sua obra exibindo, inclusive, Amazônia, a nova Minamata?, sobre questões climáticas de importância global.

Em seguida, recebem as honrarias do cinema brasileiro o crítico, curador e pesquisador Hernani Heffner, reconhecido com a medalha Paulo Emílio Salles Gomes; e o técnico cinematográfico Manoel Messias Filho, a ser agraciado com com o prêmio em vida concedido pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABCV).

Após o momento solene, a tão esperada competição principal do 55º FBCB começa com exibição, às 20h30, dos curtas-metragens “Big bang”, uma coprodução Minas Gerais e Rio Grande do Norte, dirigida por Carlos Segundo; e “Ave Maria”, uma produção do Rio de Janeiro, dirigida por Pê Moreira. Na sequência, o cineasta ceilandense Adirley Queirós disputa pela terceira vez o Troféu Candango com o novo longa-metragem, “Mato Seco em Chamas” (DF).

 

Foto do filme Mato Seco em Chamas

 

A Mostra Competitiva Nacional também estará em cartaz com a mesma programação nos Complexos Culturais Samambaia e de Planaltina. Nesses endereços a entrada é franca e a sessão começa às 20h. O público das RAs e do Cine Brasília votam em seus filmes preferidos e premiam na categoria de Júri Popular, além de outros quase 40 prêmios distribuídos entre as Mostras Competitiva Nacional e Mostra Brasília.

Com oficinas, debates, masterclasses, atividades de mercado e encontros setoriais, neste ano o FBCB realiza a 1ª Conferência do Cinema Nacional entre 15 e 17 de novembro. Em pauta, o novo momento do audiovisual brasileiro com representantes do novo governo eleito, realizadores, representantes da sociedade civil organizada e os mais diversos atores que compõem nossa cadeia produtiva.

Na quinta-feira, às 14h30, o representante da Cultura no governo de transição Juca Ferreira participa do painel “Recuperação do Setor Audiovisual & Políticas Públicas, ao lado do Secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, e do presidente do Fórum nacional de Secretarias de Cultura, Fabrício Noronha. É a primeira vez que Juca fala sobre planos para a reimplementação do Ministério da Cultura desde que seu nome foi anunciado. O ex-Ministro desembarcou de Buenos Aires na noite de ontem, onde participou de um encontro com Ministros da Cultura latino-americanos.

O 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é uma realização da Amigos do Futuro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e conta com o apoio do Canal Brasil e do Cine Brasília.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.