NA CASA
DO CINEMA
BRASILEIRO.

MOSTRA COPRODUÇÕES

O Livro dos Prazeres

Mostra Coproduções

11 de dezembro às 14h
Cine Brasília

Direção: Marcela Lordy
Ficção/Rio de Janeiro e São Paulo/2021/100min
Não recomendado para menores de 16 anos

Lóri, melancólica e reservada professora, vive uma rotina monótona entre as tarefas da escola e relacionamentos furtivos que evidenciam sua dificuldade em construir relações com afeto. Por acaso ela conhece Ulisses, reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar, enfrentando sua própria solidão.

Ficha Técnica

Direção: Marcela Lordy
Elenco: Simone Spoladore, Javier Drolas, Felipe Rocha, Gabriel Stauffer, Martha Nowill e Teo Almeida
Roteiro: Josefina Trotta e Marcela Lordy
Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr, ABC
Montagem: Rosário Suárez, SAE
Desenho de som e música original: Edson Secco
Direção de som: Federico Billordo
Direção de arte: Iolanda Teixeira
Produção executiva: Marcello Ludwig Maia, Deborah Osborn, Camila Nunes e Rocío Scenna
Empresas produtoras: bigBonsai e Cinematográfica Marcela
Empresas coprodutoras: Rizoma, República Pureza e Canal Brasil
Distribuidora: Vitrine Filmes

Marcela Lordy

Marcela Lordy é diretora, roteirista, produtora e amante da literatura. Graduada em cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), estudou direção de atores na EICTV, em Cuba, e trabalhou com importantes autores do cinema brasileiro. Sua produção transita entre o cinema, a televisão, o teatro e as artes visuais, e seus filmes “Sonhos de Lulu”, “A Musa Impassível”, “Aluga-se”, “Ouvir o Rio: Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles” e “O Amor e a Peste” foram premiados em diversos festivais mundo afora.

Trailer

Puan

Mostra Coproduções

12 de dezembro às 14h
Cine Brasília

Direção: María Alché e Benjamín Naishtat
Ficção/Argentina, Alemanha, Brasil, França e Itália/2023/109min
Não recomendado para menores de 12 anos

Marcelo dedicou sua vida ao ensino de filosofia na universidade pública. De repente, seu chefe, o professor Caselli, morre. O que Marcelo não espera é que Rafael Sujarchuk, um filósofo carismático e pedante, também queira o posto deixado vago por seu mentor. Entre seus empregos como professor de uma milionária de 80 anos, nas periferias, na universidade, Marcelo deve se preparar para concorrer a um cargo contra este forte adversário que parece encantar a todos. Mas será que é realmente isso o que ele quer?

Ficha Técnica

Direção e roteiro: María Alché e Benjamín Naishtat
Produção: Bárbara Francisco Mendivil, Barbara Sarasola Day e Federico Eibuszyc
Coprodução: Axel Kuschevatzky, Christoph Friedel, Tatiana Leite, Giovanni Pompili, Thomas Verhaeghe, Mathieu Verhaeghe, Eva Zinaï, Tristan Vaslot, Claudia Steffen e Emmanuel Chaumet
Direção de fotografia: Hélène Louvart
Direção de arte: Julieta Dolinsky
Montagem: Livia Serpa
Figurino: Mariana Seropian
Som: Fernando Ribero
Empresa Produtora: Pasto & Pucará Cine
Empresas Coprodutoras: Bubbles Project, Kino Produzioni, Pandora Film Produktion, Aterlier de Production e Infinity Hill
Elenco: Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg, Alejandra Flechner, Andrea Frigerio e Mara Bestelli

María Alché e Benjamín Naishtat

María Alché é diretora, roteirista e atriz argentina. Estudou cinema na Escuela Nacional de Experimentación y Realización Cinematográfica (ENERC), em Buenos Aires, onde atualmente leciona direção de atores. Estudou Filosofia na Universidade de Buenos Aires. Dirigiu os curtas-metragens “Noelia”, “Gulliver”, “Invierno 3025” e “¿Quién se metió con Mayra?”, exibidos em diversos festivais internacionais. Escreveu e dirigiu o longa-metragem “Familia Sumergida”, premiado em diversas mostras e festivais. María Alché também é co-roteirista em um novo documentário sobre Lucrecia Martel.

Benjamín Naishtat é diretor e roteirista, formado em cinema pela Universidad del Cine, em Buenos Aires. Em 2014, escreveu e dirigiu “Historia del Miedo”, que estreou na competição oficial da Berlinale. No ano seguinte, realizou “El Movimiento”, que teve estreia no Festival de Cinema de Locarno. Além disso, o filme venceu o prêmio de melhor filme argentino no Festival de Mar del Plata e recebeu o Prêmio do Júri no Festival de Valdivia. Em 2018, escreveu e dirigiu “Rojo”, selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cinema de San Sebastián, premiado com a Concha de Prata de melhor direção, melhor fotografia e melhor ator para Darío Grandinetti.

Trailer

Levante

Mostra Coproduções

15 de dezembro, às 14h
Cine Brasília

Direção: Lillah Halla
Ficção/Rio de Janeiro e São Paulo/2023/99min
Não recomendado para menores de 16 anos

Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofia descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela vira alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço. Mas nem Sofía, nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.

Ficha Técnica

Direção: Lillah Halla
Roteiro: Maria Elena Morán e Lillah Halla
Produção: Clarissa Guarilha, Rafaella Costa, Louise Bellicaud e Claire Charles-Gervais
Coprodução: Santiago López, Hernán Musaluppi e Diego Robino
Direção de fotografia: Wilssa Esser
Edição: Eva Randolph
Direção de som: Waldir Xavier
Direção de arte: Maíra Mesquita
Direção de figurino: Nicole Dravieux
Música: Maria Beraldo
Elenco: Ayomi Domenica, Loro Bardot, Grace Passô, Gláucia Vandeveld e Rômulo Braga

Lillah Halla

Lillah Halla é uma diretora e roteirista paulista formada pela EICTV, Cuba. Seu premiado curta-metragem “Menarca” (2020), estreou na Semana da Crítica de Cannes e foi licenciado pelo Canal+ e MUBI. “Levante” (2023), seu primeiro longa, também estreou na Semana da Crítica de Cannes, onde recebeu o prêmio de Melhor Filme (Fipresci Award). “Flehmen”, seu próximo projeto, participou dos laboratórios de desenvolvimento Full Circle Lab e do JFSL Jerusalém Lab.

Trailer

Sem Coração

Mostra Coproduções

15 de dezembro às 18h
Cine Brasília

Direção: Nara Normande e Tião
Ficção/Pernambuco/2023/93min
Não recomendado para menores de 14 anos

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara aproveita suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração”, por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Ficha Técnica

Elenco: Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings, Kaique Brito, Eules Assis, Erom Cordeiro, Ian Boechat, Lucas Da Silva e Elany Santos
Produzido por: Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho, Justin Pechberty, Damien Megherbi, Nadia Trevisan e Alberto Fasulo
Coproduzido e distribuído por: Vitrine Filmes
Diretora de fotografia: Evgenia Alexandrova
Montagem: Juliana Munhoz, Edu Serrano e Isabelle Manquillet

Nara Normande e Tião

Nara Normande é alagoana. Em 2018, sua animação “Guaxuma” ganhou mais de 70 prêmios em prestigiosos festivais.

Tião nasceu em Recife. Em 2008, seu filme “Muro” recebeu o prêmio Un Regard Neuf de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores de Cannes, e “Animal Político” (2016) estreou no Festival de Roterdã, na Holanda. “Sem Coração”, dirigido pela dupla, ganhou o prêmio Illy na Quinzena dos Cineastas em Cannes e Melhor Filme, Direção e Montagem em Brasília.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.