NA CASA
DO CINEMA
BRASILEIRO.

OFICINAS ONLINE

Funcionamento de salas de roteiros

On-line, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Funcionamento de salas de roteiros

On-line, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Esta oficina é voltada para a compreensão da importância de salas de roteiros, estratégia que vem sendo adotada pelos grandes players do audiovisual brasileiro. Apresenta o funcionamento destas salas, debatendo as funções dos participantes e o modo de trabalho, além de discutir o impacto criativo destas muitas mãos nas obras audiovisuais.

Francine Barbosa

(roteirista, professora e consultora de roteiro)

Foi roteirista das séries “A Revolta dos Malês” (SescTV), “Irmandade” (Netflix), “As Five” (Globoplay), “Libertários” (TV Cultura), “Sentença” (Amazon Prime Video), entre outras. No cinema, trabalhou com diretores no desenvolvimento dos longas autorais “Castela”, de Dea Ferraz, e “Cidade Pássaro”, de Matias Mariani (coprodução Brasil-França que teve estreia mundial na Berlinale 2020). Atuou como consultora de roteiro em dezenas de projetos de longas e de obras seriadas, e foi integrante de comitês de seleção do BRLab, Ministério da Cultura, Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Fundo Avon do Audiovisual, entre outros. Também é professora de roteiro desde 2015.

Preparação de Projetos e Produtores para Mercados Audiovisuais

On-line, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Preparação de Projetos e Produtores para Mercados Audiovisuais

On-line, 11 e 12 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Numa sessão de perguntas e respostas, Krishna Mahon vai apontar caminhos para vender seu projeto de documentário, longa ou série. Ela ensina técnicas de pitching e estratégias para rodadas de negócios que possam deixar roteiristas e produtores mais seguros nas negociações em eventos do mercado audiovisual, visando a construção de relações duradouras com canais e distribuidores. Os participantes podem trazer um projeto e apresentá-lo para sanar dúvidas e entender como torná-lo ainda mais atraente para os negócios.

Krishna Mahon

(fundadora da Imprensa Mahon)

Apresentadora do SexPrivé da Band, Krishna é jornalista e cineasta. Foi indicada ao Emmy e tem dezenas de prêmios nacionais e internacionais em documentários e séries em que assinou a produção executiva pelo canal Discovery nos EUA, e como diretora de conteúdo dos canais History. Fundadora e patrona da Imprensa Mahon, canal multiplataforma sem fins lucrativos com foco em informação e fomento ao setor audiovisual, Krishna é uma das fundadoras e administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil e parte do movimento Mais Mulheres.

Desenho de Audiência: Novos Caminhos para Distribuição e Comercialização de Filmes Brasileiros

On-line, 13 e 14 de dezembro, das 14h às 17h, 30 vagas

Desenho de Audiência: Novos Caminhos para Distribuição e Comercialização de Filmes Brasileiros

On-line, 13 e 14 de dezembro, das 14h às 17h, 30 vagas

 

O Desenho de Audiência é um valioso conjunto de ferramentas para pensar a comunicação de projetos de acordo com os públicos-alvo mapeados, e traçar estratégias de distribuição desde o desenvolvimento. A oficina traz definições, formas de aplicação, bem como exemplos práticos de como a metodologia do Desenho de Audiência pode contribuir na distribuição e comercialização audiovisual de filmes.

Marina Tarabay

(distribuidora, comunicadora e pesquisadora)

Formou-se em Publicidade pela ESPM com pós-graduação em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atualmente cursa mestrado no Póscom da UFBA. Pesquisa recepção audiovisual, estudando o público das plataformas de streaming. Foi gerente de marketing na Vitrine Filmes e gerente de lançamentos na Elo Studios. Fundou a Fistaile, empresa de distribuição e desenho de audiência.

Curadoria e Programação de Cinema no Brasil: Pesquisas, Conceitos e Práticas

On-line, 13 e 15 de dezembro, das 14h às 17h

Curadoria e Programação de Cinema no Brasil: Pesquisas, Conceitos e Práticas On-line, 13 e 15 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

A oficina tem como objetivo mapear experiências recentes de curadoria cinematográfica no Brasil, tanto à nível institucional de salas de exibição com perfil de repertório e formação de plateia, quanto de mostras e festivais-chave que compõem o calendário anual de difusão do cinema nacional e estrangeiro, ao mesmo tempo em que propõe a construção de fundamentos teóricos relacionados ao papel do curador de arte na contemporaneidade.

Pedro Azevedo

(pesquisador e curador independente de cinema, ex-curador do Cinema do Dragão e coordenador de acervo e pesquisa do MIS-CE)

Mestre em estudos de arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, concentra sua pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza, atuou como curador do Cinema do Dragão de 2013 a 2022, organizando mostras e festivais como Retroexpectativa e FAROL. Entre 2022 e 2023, foi Coordenador de Acervo e Pesquisa do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Atualmente é diretor artístico da plataforma Colo. Além de contribuir como crítico para o Jornal O Povo, participou da diretoria da Abraccine de 2019 a 2023, integrando júris em festivais nacionais e coordenando o projeto Sessão Abraccine. Ministrou oficinas de crítica e curadoria para instituições como Unifor e MIS-CE. Como curador, destacam-se seus trabalhos na mostra À Nordeste no Sesc 24 de Maio, no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na exposição Passeio Noturno no MIS-CE, além da recente participação no corpo curatorial do XIV Janela Internacional de Cinema do Recife.

Produção Executiva - Introdução a Modelos e Aplicação

On-line, 14 e 15 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Produção Executiva – Introdução a Modelos e Aplicação

On-line, 14 e 15 de dezembro, das 14h às 17h, 50 vagas

Apresenta uma introdução aos caminhos de realização de uma obra pela perspectiva da produção executiva. São abordados temas como: modelagem de produção, o papel da produção executiva/criativa, organograma de equipe, cronograma, orçamento, entre outras questões relacionadas a esta função, fundamental para a fruição do mercado audiovisual.

Flávia Santana

(diretora Executiva da Mulungu Realizações Culturais)

Possui mais de dez anos de experiência no audiovisual. Produziu mais de 15 curtas-metragens, três longas e duas séries documentais. É produtora executiva do longa-metragem de ficção “Receba!”, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, vencedor de melhor filme pelo júri popular nos festivais Panorama Internacional Coisa de Cinema e Cine PE; e dos longas documentais “Cais”, de Safira Moreira, e “Menarca”, de Lara Carvalho, ambos em pós-produção.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.