NA CASA
DO CINEMA
BRASILEIRO.

NOTÍCIAS

Sábado no Cine Brasília tem Festivalzinho, mostra Festival dos Festivais e último dia de Competitiva

Foto do filme A Invenção do Outro

O 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro encerra a Mostra Competitiva Nacional na noite de hoje, após uma maratona de cinco dias de exibições. No último dia de programação da competição pelo Troféu Candango, o Cine Brasília recebe os curtas “Lugar de Ladson” (SP), de Rogério Borges, sobre um garoto cego em busca de um encontro amoroso pelo celular, e “Um tempo para mim” (RS), de Paola Mallmann, sobre uma menina guarani que fica menstruada pela primeira vez e inicia um rito de passagem. O longa-metragem da noite é “A invenção do outro” (SP/AM), de Bruno Jorge, documentário sobre uma expedição da Funai para tentar o primeiro contato com indígenas isolados da etnia Korubos. A sessão começa sempre às 20h30, com entrada a R$ 20 (inteira). A bilheteria abre às 18h. Nos Complexos Culturais Samambaia e de Planaltina, a entrada é franca (sujeita à lotação das salas), e as sessões se iniciam às 20h.

 

Festival dos Festivais leva três títulos celebrados à tela do Cine Brasília

Foto do filme Três tigres tristes

Conhecido por dar preferência a títulos inéditos, o Festival de Brasília ganha também a Mostra Festival dos Festivais, para apresentar três filmes com passagens bem sucedidas por outras competições nacionais. A mostra paralela será exibida durante a tarde de hoje, no Cine Brasília, com entrada franca. Abre a programação, às 14h, o cearense “A filha do palhaço”, de Pedro Diógenes, sobre a relação entre pai e filha nos tempos atuais. Em seguida, às 16h, o paulista “Três tigres tristes”, de Gustavo Vinagre, narra a saga de três jovens queer numa São Paulo assolada por uma pandemia cujo vírus afeta a memória. A mostra encerra com o título goiano-fluminense “Fogaréu”, de Flávia Neves, uma produção ambientada em meio à modernidade do agronegócio em Goiás, onde se discutem origens familiares e segredos do passado.

Festivalzinho exibe curtas brasileiros para a criançada

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro sempre reserva sessões em sua programação para as crianças. Afinal, o trabalho de sensibilização de novos públicos para o cinema nacional deve ser feito desde a mais tenra idade. O projeto Festivalzinho exibiu a primeira sessão especial para a garotada neste sábado, mas reserva outra boa seleção de filmes direcionados ao público infantil para este domingo (20), no Cine Brasília, às 9h30, com entrada franca. Integram a programação 14 curtas-metragens brasileiros de diversos estados, como Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Paraná. Programe-se.

Encontro setorial reúne imprensa brasileira especializada em audiovisual

Componente fundamental para a promoção e o fortalecimento da produção audiovisual, o segmento da comunicação ganha uma atenção especial durante o 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Encontro Setorial Nacional de Imprensa Especializada, hoje, às 14h30, no Hotel Grand Mercure. O jornalismo, a produção de conteúdo e os meios comunicacionais estão no centro deste debate para a reconstrução do audiovisual brasileiro, à medida que o próprio segmento atravessa grandes transformações e se adapta às novas dinâmicas tecnológicas e sociais. Neste fórum de conversa e debate, jornalistas, comunicadores e criadores de conteúdo de diversos suportes, linguagens e formatos se encontram para refletir e debater os novos desafios do cinema brasileiro, das políticas públicas do setor, sob a ótica do jornalismo cultural e da crítica cinematográfica engajada. O encontro terá participação na mesa das críticas de cinema Amanda Aouad e Lorenna Rocha e do crítico Luiz Zanin, com mediação da crítica e pesquisadora Bárbara Bergamaschi. A entrada é franca. E toda a imprensa interessada está convidada a participar, pois a proposta é de haver trocas e bate-papo sobre o ofício.

 

 

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.